São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pianista Chick Corea é tema do próximo volume da Coleção Folha

Trabalho do músico abrange desde o clássico até fusões com ritmos latinos

DA REPORTAGEM LOCAL

Fusões com o pop, ritmos brasileiros, improvisações radicais, incursões pela música clássica: um dos mais ecléticos e ativos músicos norte-americanos das últimas quatro décadas, o pianista Chick Corea, 66, é o tema do volume 14 da Coleção Folha Clássicos do Jazz, no próximo domingo.
De sangue hispânico e italiano, Corea é filho de um trompetista de jazz, que tinha uma banda no estilo tradicional conhecido como dixieland, nos anos 30. Foi o pai quem o introduziu aos quatro anos ao piano.
O instrumento o acompanharia ao longo de sua carreira, em duas vertentes: acústica e eletrificada. Nos anos 70, dedilhando um Fender Rhodes elétrico, Corea empreendeu fusões do jazz com o rock e ritmos latinos. Sua curiosidade o levou a procurar cores de brasilidade, ao atuar com o casal formado pelo percussionista Airto Moreira e pela cantora Flora Purim, bem como acentos pop, ao tocar com o violino eletrificado do francês Jean Luc Ponty.
Nada surpreendente para quem havia participado de álbuns de Miles Davis considerados fundadores do estilo "fusion", como "In a Silent Way" e "Bitches Brew". No entanto, puristas do jazz preferem desconsiderar (ou condenar) esses aspectos mais "acessíveis" (ou comerciais) da produção de Corea, e se concentrar nos duos virtuosos que ele fez com músicos como Herbie Hancock, Gary Burton e Bela Fleck.
Nos últimos anos, Corea tem mostrado, ainda, um apetite crescente pela música clássica, quer como intérprete de Mozart, quer como autor contemporâneo, escrevendo não só para seu instrumento, mas também para outras formações, como quarteto de cordas, em um idioma que busca levar algo do caráter de improvisação do jazz para as salas de concertos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Bia Abramo: Eu pago, eles decidem e nós engolimos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.