São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre George Brecht, 82, importante figura do Fluxus

DA REPORTAGEM LOCAL

George Brecht, importante membro do grupo de arte internacional Fluxus, morreu aos 82 anos no último dia 5 de dezembro, anunciou ontem seu amigo Geoffrey Hendricks, também integrante do mesmo movimento de arte conceitual da década de 60.
O artista, que nasceu em Nova York, morreu em Colônia, Alemanha, onde morava.
Como vários outros artistas do Fluxus, Brecht criou assemblages com objetos comuns, como cadeiras, além de realizar pinturas e esculturas que brincavam com a linguagem. Ele também realizou performances, como a famosa "Drip Music", que pode ser vista no Youtube -um homem sobe ao palco para fazer um "concerto" com o barulho de água caindo num vaso.
Brecht virou artista no final dos anos 50, inspirado pela arte conceitual de Marcel Duchamp e pelos experimentalismos musicais de John Cage.
Certa vez, ele descreveu sua arte como uma maneira de "assegurar que detalhes da vida cotidiana, a constelação aleatória de objetos que nos cerca, não passassem mais despercebidos".


Texto Anterior: Catálogo revela histórias de filmagens
Próximo Texto: Memória: Aos 80 anos, morre o compositor Ramón Barce
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.