São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novidades da TV Rá Tim Bum vão de ecológicos a traça "do bem"

Canal infantil exibirá no ano que vem animações com temas "conscientes"

DAYANNE MIKEVIS
DA FOLHA ONLINE

Animais brasileiros, uma traça "amiga" e pequenos cientistas são personagens de um pacote anunciado para 2009 pela TV Rá Tim Bum, canal por assinatura que é controlado pela Fundação Padre Anchieta.
Muitas das atrações possuem apelo ambiental, caso de "Os Eco Turistinhas", que ganha episódios novos, e "Álbum da Natureza", uma co-produção com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, com estréia em fevereiro.
"Brichos", que mostra um jaguar, um quati e um tamanduá com conflitos adolescentes, estréia em março, assim como "Os Reciclados", que tem como protagonista um grupo de heróis cuja missão é salvar a Terra do vilão Lixão.
Um outro malfeitor, Trácio, ameaça um museu em "Traçando Arte", uma produção própria do canal que estréia em maio. O herói Jean Pierre, uma traça amante das artes dublada pelo chef Olivier Anquier, sempre tenta salvar as obras.
As traças também aparecem com destaque em "Os Caça-Livros", uma co-produção já exibida pelo canal, que passa a ser um programa diário.
Programas que falam curiosidades científicas também ganham destaque.
É o caso de "Pequenos Cientistas", que estréia em sua segunda temporada. No pacote de novidades também está a Rádio Rá Tim Bum, que estreou na internet no site www.tvratimbum.com.br com 150 trilhas musicais.
Mauro Garcia, diretor do canal, afirmou que a prioridade para 2009 é investir em animação. "Vai ter uma aposta forte e a gente está trabalhando de maneira muito mais forte com a produção independente", afirma o diretor.
Para Garcia, a animação também abre a possibilidade de exportar mais. "É mais perene, tem facilidade de versão para outro idioma e trabalha com temas e valores mais universais", diz ele.
Para 2010, Garcia espera colher os primeiros resultados do Funcine Anima SP -fundo lançado pela Fundação Padre Anchieta, com R$ 50 milhões para estimular produção independente de animação.


Texto Anterior: Debate: Hoje, desafios da Ilustrada são outros
Próximo Texto: Música: Apesar das entrevistas, atração dá samba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.