São Paulo, quarta, 16 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MELHORES DE 98
Associação definiu nomes nas áreas de música erudita e popular, teatro, cinema, literatura, dança e TV
APCA premia Zé Celso e Walter Salles

da Reportagem Local

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) definiu anteontem os premiados de 1998 (leia quadro à esquerda) nas áreas de música erudita e popular, teatro, cinema, literatura, dança e televisão. "Cacilda!", de José Celso Martinez Corrêa, e "Central do Brasil", de Walter Salles, lideram as premiações em teatro e cinema, respectivamente.
A peça de Zé Celso levou os prêmios de melhor espetáculo, autor, diretor, atriz (para Bete Coelho) e iluminação. O filme de Walter Salles, os de melhor filme, diretor, fotografia e atriz (para Fernanda Montenegro). A EAD (Escola de Arte Dramática) receberá o Grande Prêmio da Crítica em teatro, pelos seus 50 anos de existência.
Em música popular, a premiação se descentralizou. Tom Zé receberá o Grande Prêmio da Crítica, pela repercussão que "Com Defeito de Fabricação", seu disco mais recente, conquistou, apesar de nem ter sido lançado no Brasil.
"Samba pra Burro", do pernambucano Otto, foi escolhido o melhor disco do ano. O grupo tecno M4J foi eleito revelação de 98. O Mundo Livre S/A foi escolhido melhor grupo do ano. Roberto Carlos leva o troféu de melhor cantor, Nana Caymmi, o de cantora, e Itamar Assumpção, o de compositor.
Levarão troféus de Grande Prêmio da Crítica também Affonso Romano de Sant'Anna (em literatura) e Ascendino Nogueira (música erudita). A entrega dos prêmios acontece em abril.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.