São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Paulistanofilia" ataca revistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um texto inédito de Rogério Sganzerla e um ensaio sobre a "primeira reportagem fotográfica" de São Paulo são dois dos destaques de revistas culturais que também aportam material histórico sobre a cidade.
A "Nossa História", da Biblioteca Nacional, está colocando nas bancas seu terceiro número com um dossiê especial sobre a cidade. A série de textos é aberta pelo presidente da BN, Pedro Corrêa do Lago, que destrincha a trajetória do carioca Militão Augusto de Azevedo (1837-1905).
Pesquisador da iconografia brasileira, Corrêa do Lago atribui a ele a primeira série de fotorreportagens paulistana, entre os anos de 1862 e 1863.
Entre outros destaques, está um ensaio do historiador da literatura Sérgio Alcides sobre os escritores românticos em São Paulo.
O dossiê da revista "Cult" de janeiro, por sua vez, termina com um "diálogo imaginário" entre o cineasta Rogério Sganzerla, morto na semana passada, e o modernista Oswald de Andrade.
A publicação também traz ensaio com depoimentos de boa parte dos principais remanescentes da arte concreta paulistana dos anos 50, como Alexandre Wollner, Antonio Maluf e Jacques Douchez. (CEM)


Texto Anterior: Retrato paulista deixa os baús
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.