São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retrato paulista deixa os baús

DA REPORTAGEM LOCAL

As fotografias da cidade de São Paulo também aproveitam o ano de aniversário para deixarem seus baús. Entre os livros paulistanos programados para este ano já estão na praça pelo menos cinco trabalhos com retratos das (poucas) curvas da cidade.
O mais notável está chegando nesta semana às livrarias, com o selo do Instituto Moreira Salles. Segundo título da série "Cadernos de Fotografia Brasileira", "prima" mais nova da coleção "Cadernos de Literatura Brasileira", o volume "São Paulo, 450 Anos" propõe uma história visual da cidade bastante completa, com trabalhos de 50 fotógrafos.
O livro, que será lançado na quinta, na Galeria de Arte do Sesi-SP (tel. 0/xx/11/3146-7405), começa com aquarelas e desenhos do inglês Charles Landser, no início do século 19, e termina com portfólio fotográfico contemporâneo.
O segundo destaque entre os volumes fotográficos é "São Paulo Anos 20 - Andar, Vagar, Perder-se" (editora Melhoramentos), organizado por Evandro Carlos Jardim, João Luiz Musa e Ricardo Mendes. O trabalho, recém-lançado, apresenta imagens paulistanas de grande qualidade feitas no início do século 20 por um fotógrafo (ou mais de um) desconhecido. (CEM)


Texto Anterior: Aposta em São Paulo
Próximo Texto: "Paulistanofilia" ataca revistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.