São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Programa faz breve relato do mangue

ADRIANA FERREIRA
DO GUIA DA FOLHA

A edição do programa "O Mundo da Arte" que será exibida amanhã, na Rede SescSenac, mostra en passant as novidades da cena musical pernambucana, pegando como gancho o movimento mangue beat.
Para quem esteve desconectado nos últimos dez anos, o especial serve como uma breve introdução ao mangue e, de quebra, apresenta novatos que lucraram com a fama dos veteranos da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A.
Aliás, além do Eddie, esses são os dois únicos grupos da velha-guarda que aparecem no programa, que deixa de fora figuras como o cantor Otto e a banda Devotos (ex-Devotos do Ódio).
A história do mangue beat é reconstruída a partir de entrevistas com o vocalista do Mundo Livre S/A, Fred Zero Quatro, e o produtor musical e "agitador" cultural Rogê de Renor, o Rogê, da famosa Soparia (a casa de sopas onde as bandas se apresentavam).
Assim como é legal saber que, na década de 80, o Mundo Livre S/A já existia -como banda de rock que era vaiada nos shows, porque tocava com tamborim e agogô-, o programa desperta a curiosidade de ouvir histórias da Nação Zumbi, que aparece apenas em relatos e em imagens de shows, sempre centradas em seu ex-vocalista, Chico Science (1966-1997).
Como o mangue é usado como pretexto para falar da diversidade musical do Recife, a nova geração é apresentada como exemplo de continuidade dessa mistureba. Um dos escolhidos é o ótimo Mombojó, banda que estourou em 2004 com um disco que mistura rock psicodélico, samba e dub, entre outros.
A outra estreante do programa é a banda A Roda, de música instrumental, pouco conhecida por aqui. Vale como um breve e simpático registro dos mangueboys.


O MUNDO DA ARTE - MÚSICOS DO MANGUE. Quando: amanhã, às 10h, na Rede SescSenac.

Texto Anterior: Cinema: Revista desvenda segredos do último "Star Wars"
Próximo Texto: Artes: Estudantes brasileiros expõem na Tate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.