São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/série

Temporada de "Law & Order" busca viés atual, mas falha

Até Obama é citado em episódio, mas contradições são pouco exploradas por roteiro

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Se o primeiro episódio for indicativo da qualidade do conjunto, a 19ª temporada do seriado televisivo "Law & Order", que passa a ser transmitida no Brasil nesta segunda-feira pelo Universal Channel, é bem chatinha, para dizer o mínimo.
As filmagens, apesar da tentativa de atualização e inserção no contexto político presente -até Obama é citado no episódio em questão-, têm um estilo bolorento, parecem coisa do século passado. No episódio "Pancadaria", a polícia investiga a morte de um jovem corretor da Bolsa. Descobre que ele participou de brigas de rua, mas não consegue provas para uma condenação.
Os amigos do morto vão à forra, provocando mais mortes. A promotoria, sem provas para determinar culpados, saca uma lei pós-11 de Setembro para enquadrá-los como terroristas.

Esquemática
Parece até interessante, contado assim. O problema é que a história segue tão rápida e esquematicamente quanto o relato que acabei de fazer. Contradições entre promotoria e policiais são demonstradas simplesmente por olhares ou alguma discussão mais acalorada. Os advogados de defesa são reptilianos. Mas, apesar de seu cinismo, caem com facilidade em blefes da promotoria.
Em suma, a coisa toda tem a profundidade de um pires. Não é fácil resumir todo um processo de investigação, obtenção de provas e julgamento em um episódio de 45 minutos. Por isso, o recurso ao maniqueísmo e à simplificação, que aparece também em outras séries assemelhadas, como "Shark" -mas esta é mais vibrante, dramática e cheia de vida.
Mas há quem goste, como provam a longevidade do seriado -campeão do gênero em sobrevivência-, sua expansão para muito além das fronteiras norte-americanas (já foi traduzido para 11 idiomas) e o rol de prêmios que acumula desde sua estreia, em 1990. Além disso, gerou filhotes, como "Law & Order: Special Victims Unit" e "Law & Order: Criminal Intent". Pois que os adeptos aproveitem a nova temporada.


LAW & ORDER - 19ª TEMPORADA
Quando: seg., às 23h
Onde: no Universal Channel
Classificação indicativa: não informada
Avaliação: regular



Texto Anterior: Teatro:"Inventário" costura histórias dos Doutores da Alegria
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.