São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Especiais da Cultura marcam o aniversário da Semana de 22

da Reportagem Local

A TV Cultura dedica parte de sua programação desta semana à Semana de Arte Moderna de 22, que está completando 78 anos. Nas noites de 13, 15 e 17 de fevereiro de 22, o saguão do Teatro Municipal de São Paulo era aberto ao público para a exibição do talento iconoclasta de diversos artistas modernistas.
Hoje, às 22h30, o canal promove edição especial do "30 Anos Incríveis", dedicado ao modernismo. O programa foi gravado no Teatro Municipal de São Paulo e mostra desde o nascimento do movimento até seus desdobramentos atuais. No especial, será relido o poema "Os Sapos", lido em 22, por Ronald de Carvalho, como reação ao ideal artístico parnasiano.
"30 Anos Incríveis" aborda ainda o papel que Mário e Oswald de Andrade desempenharam à frente do movimento modernista.
Além de literatura, o especial trata também das manifestações modernistas nas artes plásticas e na música, com o tecladista Egberto Gismonti interpretando uma versão de "Trenzinho Caipira", de Heitor Villa-Lobos. Nas artes plásticas, o destaque vai para a abordagem da obra de Lasar Segall e para o depoimento do escultor Victor Brecheret.
No sábado, o destaque vai para o especial "Monteiro Lobato - O Furacão da Botocúndia", às 9h30. Às 20h30, o canal exibe o documentário "Victor Brecheret", e, à meia-noite, "Miramar de Andrade", sobre Oswald de Andrade.


Texto Anterior: Debate: Tribo ticuna usa cartilhas para se preservar culturalmente
Próximo Texto: Artes Cênicas: Obra de Ligeti ganha roupa tecnológica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.