São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

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Cinema no monitor

Domingo é dia de Oscar e, se você gosta de se aprofundar na cobertura noticiosa ou nas opiniões de críticos sobre filmes recentes ou antigos, aqui vai um guia com os melhores sites cinematográficos da rede

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

O volume de informações e material audiovisual lançado a cada segundo na rede deixa o interessado em cinema desnorteado. Quem não tem controle ou não consegue filtrar acaba perdido num oceano em que tudo pode parecer relevante ou irrelevante demais.
Para o mero curioso, para o atento ou para o profissional, a Variety (veja endereço no quadro à esquerda) e o Hollywood Reporter mantêm seus postos de bíblias, cobrindo cada minúsculo movimento da indústria, as futuras produções, o desempenho de bilheterias, os balanços de audiência (no caso das produções de TV, como séries, que também ganham intensa cobertura nestes sites). Para aqueles que não procuram tanta exaustividade, a melhor opção é assinar as newsletter e dar uma espiada diária na caixa de entrada.
Ainda para os que acham que informação nunca é demais, a recomendação passa inevitavelmente pelo Ain't It Cool News, que tem cara e conteúdo de bazar da 25 de Março -prateleiras temáticas e, dentro delas, um caos de tantas notícias.
Por outro lado, o blog Greencine e o site de Dave Kehr alimentam sem dar essa sensação de indigestão. Com um design limpo, o Greencine coloca lançamentos, festivais ou eventos em um patamar superior de exigência, oferecendo apenas o que é estritamente relevante e distribuindo o conteúdo em seções organizadas tematicamente, o que torna tudo bastante fácil de achar.
O Greencine é também um ótimo ponto de partida para a blogosfera cinéfila em inglês, com links para praticamente todos os blogs e revistas eletrônicas que importam, como, por exemplo, a Rouge (www.rouge.com.au) e a Cinema Scope (www.cinema-scope.com).

Ensaios
No caso de ensaios, o que se encontra na rede varia do lixo ao luxo, e vale mais se tornar fiel de publicações como a Senses of Cinema, a Bright Lights (www.brightlightsfilm.com) ou a argentina El Amante (www.elamante.com) do que se dispersar na poligamia.
Para escapar da atualidade a qualquer preço e seus riscos de julgamentos apressados, um oásis é a seção de artigos do site do Museum of the Moving Image, capaz de juntar desde interpretações sobre os filmes históricos feitos por Roberto Rossellini para a TV até uma análise da aparência dos videogames dos primórdios, como o PacMan.

No Brasil
Para quem não quer ficar refém nem da língua, nem da perspectiva estética estrangeira, a rede brasileira não deixa nada a desejar, com destaque para a produção crítica.
A Cinética e a Contracampo são pontos de passagem obrigatórios para quem procura profundidade e atenção especial ao cinema contemporâneo. A agenda e outros tópicos atuais da produção audiovisual também encontram boas indagações em português na Cinequanon (www.cinequanon.art.br) e na FilmesPolvo (www.filmespolvo.com.br/site).
Já a profusão de blogs em português tende tanto ao ultranarcisista como à citação entre amigos. Fora dessas duas tentações, ninguém vai ficar com a sensação de perda de tempo se acompanhar o cuidadoso trabalho de formiga feito no Diário de um Cinéfilo e as entusiasmadas releituras do cinema brasileiro propostas no Estranho Encontro.
Por fim, o maior serviço de utilidade pública para quem quer aprofundar os conhecimentos vem sendo feito pelo grupo do Dicionários de Cinema (dicionariosdecinema.blogspot.com), com traduções de textos essenciais da grande crítica francesa.


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