São Paulo, segunda, 17 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora nos EUA não recebe verba pública

CLÁUDIA TREVISAN
de Nova York

Os Estados Unidos têm dois canais a cabo dedicados às atividades do Senado e da Câmara e à discussão de políticas públicas.
Chamados de C-Span e C-Span2 (Cable-Satelite Public Affairs Network), os canais foram criados pela indústria de TV a cabo do país e não recebem um centavo de dinheiro público.
O C-Span entrou no ar em março de 1979 para transmitir as atividades da Câmara dos Deputados. Em 82, passou a ter programação durante 24 horas por dia. A C-Span2 foi criada em 86 para transmitir as atividades do Senado.
O princípio que rege as emissoras é levar o público direto à fonte, com a transmissão das atividades dos parlamentares sem edição, comentários ou interpretação.
Clone
A tarde de sábado na C-Span, por exemplo, foi ocupada pela reprise do depoimento de Ian Wilmut, o cientista que fez o clone de uma ovelha. Wilmut esteve em uma comissão do Congresso para discutir os aspectos éticos e científicos do processo de clonagem.
A C-Span não se restringe à transmissão das atividades do Congresso. Há uma série de programas de entrevistas, em que o público participa por telefone.
A programação inclui ainda talk shows, debates, programas especiais e transmissão de eventos que tenham interesse público.
Na sexta, a C-Span transmitiu ao vivo e integralmente a coletiva em que médicos explicaram a cirurgia no joelho a que o presidente Bill Clinton se submeteu.
A C-Span também está na Internet (http://www.c-span.org). Em seu site, é possível saber a programação da semana, obter informações sobre a TV e participar de atividades on line.
Pesquisa feita entre 6 e 20 de novembro do ano passado constatou que 12% da população adulta norte-americana, ou 22 milhões de pessoas, assistem a programação da C-Span a cada semana.
Os programas de maior audiência, com 72%, são os depoimentos dados na Câmara e no Senado, como o do cientista do clone realizado sábado. Em segundo lugar (67%) está a transmissão dos debates da Câmara e, em seguida (64%), os debates do Senado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã