São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ traz etapa decisiva de "Sandman"

Nova edição de "Entes Queridos", o penúltimo volume da série, chega às livrarias pela editora Conrad

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Qual o segredo de "Sandman", série publicada de 1989 a 1996 nos Estados Unidos e que se tornou uma referência de história em quadrinhos de sucesso? Uma chance para entender a HQ criada pelo roteirista britânico Neil Gaiman está na bancas: "Sandman - Entes Queridos", o nono dos dez volumes nos quais a série está sendo republicada no país.
Quase tudo no Sandman de Gaiman é diferente quando comparado aos seus colegas de editora, os super-heróis da DC Comics (Superman, Batman etc.). No folclore anglo-saxônico, Sandman ("homem-areia", em português) é uma entidade ligada ao sono e aos sonhos, que aparece em lendas e histórias infantis.
Quando a editora DC Comics o levou pela primeira vez aos quadrinhos, em 1939, transformou-o em um super-herói com direito a identidade secreta (Wesley Dodds), uniforme colorido e armas especiais.
Em 1974, a editora criou uma nova versão para o herói, com poderes ligados aos sonhos, nova roupa e outro alter ego (Garrett Sanford e, após a morte dele, Hector Hall).
Na versão de 1989, Gaiman mudou o rumo. Sandman, agora, era uma espécie de entidade divina responsável pelo sonhar. Há seis outras criaturas como ele -seus irmãos, os Perpétuos.
São seres de enorme poder e com responsabilidades sobre o funcionamento do universo: Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
Não há, portanto, uma visão de "herói", embora seus predecessores apareçam no decorrer da saga. Agora, trata-se de histórias de mitologias, terror e fantasia.

Saída de cena
"Entes Queridos", que sai agora, é uma etapa crucial. É a maior (13 capítulos, além de um curto de introdução) e explica o que leva o protagonista a deixar suas funções de senhor do Sonhar.
As histórias que fecham a série, que estarão em "Despertar", o último volume, trazem as conseqüências da saída de cena de Sandman.
Fora dos quadrinhos, a série continua sendo republicada (há uma nova reedição saindo nos EUA, "The Absolute Sandman", em quatro volumes). "Sandman" ainda provoca discussões e releituras entre os fãs, que esperam novidades.
Afinal, houve um romance em prosa ("Os Caçadores de Sonhos", de 1999), uma HQ comemorativa ("Noites sem Fim", de 2003) e o boato, nunca confirmado, de um filme com algum envolvimento de Neil Gaiman.


SANDMAN - ENTES QUERIDOS
Autores:
Neil Gaiman, Marc Hempel, Teddy Kristiansen e outros
Editora: Conrad
Quanto: R$ 94 (360 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Dinheiro, poder e sexo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.