São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Homem Indestrutível
SBT, 14h45.
(I-Man). EUA, 1986, 92 min. Direção: Corey Allen. Com Scott Bakula, Ellen Bry, Joey Cramer. Motorista cujo táxi se choca com caminhão da Nasa aspira o gás que escapa do caminhão. Trata-se de uma substância secreta que o torna indestrutível. Daí para largar a praça e ser convocado pelo governo, é um pulo.

Dois Espiões e um Bebê
Globo, 15h25.
(Undercover Blues). EUA, 1993, 90 min. Direção: Herbert Ross. Com Kathleen Turner, Dennis Quaid, Fiona Shaw. Quando têm um filho, os espiões Jeff e Jane Blue decidem dar um tempo e tirar umas férias. Mas o dever lhes chama. Comédia para rir amarelo.

Dois Tiras em Apuros
Bandeirantes, 22h.
(Tiger on the Beat). Hong Kong, 1988, 88 min. Direção: Chia-Liang Liu. Com Chow Yun-Fat, Nina Li Chi, Conan Lee. Dois policiais dispõem-se a enfrentar gângster tailandês. Contam para tanto, em princípio, com a ajuda da irmã do chefão. O forte são, em todo caso, as cenas de quebra-pau, além do herói Yun-Fat. Inédito.

Michael, Anjo e Sedutor
SBT, 22h15.
(Michael). EUA, 1997. Direção: Nora Ephron. Com John Travolta, Andie Macdowell, William Hurt, Bob Hoskins. Comédia com mensagem. Jornalista desiludido recebe carta de leitora do Estado de Iowa, dizendo que um anjo mora em sua pensão. O Natal está se aproximando, e o tablóide onde ele trabalha aposta na história, mandando um repórter (Hurt) e uma "angelóloga" (MacDowell). Lá, eles encontram Michael (Travolta), que não é exatamente um anjo como se esperava -bebe cerveja, come porcarias e é preguiçoso-, mas faz milagres. As boas atuações são o pouco que se salva nessa fita água-com-açúcar de Nora Ephron.

Intercine
Globo, 1h05.
Para terça, a escolha possível é entre os filmes norte-americanos "A Jurada" (1996, de Brian Gibson, com Demi Moore, Alec Baldwin) e "Despertar de um Homem" (1993, de Michael Caton-Jones, com Robert de Niro, Ellen Barkin, Leonardo DiCaprio).

Desejo de Matar
Globo, 2h50.
(Death Wish). EUA, 1974, 91 min. Direção: Michael Winner. Com Charles Bronson. Depois de ter a mulher morta e a filha violentada, o negociante Paul Kersey (Bronson) decide fazer justiça. Filme inspirador de instituições como Esquadrão da Morte e similares, "Desejo de Matar" erra a mão, na melhor das hipóteses, ao tratar de problema real: a ineficiência da lei diante da violência.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Um Godard para fugir da rotina
De tempos em tempos é preciso ver um Godard para lavar os olhos daquilo que a burocracia do cinema nos entrega a cada dia. Se olhamos para "Alphaville" (Eurochannel, 14h30), a história de Alpha-60, computador que domina um planeta, e a luta do humano Lemmy Caution contra ele são insignificantes.
As imagens, ao contrário, são sempre espantosas pela limpidez, pela vitalidade, pela capacidade de representar o futuro sem a menor preocupação de "fazer parecer" que aquilo seja ou possa ser o futuro.
Da mesma forma, Godard escancara suas preocupações de existencialista, como o primado da consciência individual numa sociedade que se massifica. É grande como "2001". Se não for maior e mais atual. (INÁCIO ARAUJO)

SERIADOS 1

História das sitcoms é tema de programa
O "Almanaque" (Globo News, 0h30) lembra seriados como "I Love Lucy" e "Jeannie É um Gênio". Traz ainda entrevista com a autora de "Sitcom, Definição & História", Fernanda Furquim. Segundo ela, "A Feiticeira" foi a primeira sitcom a trazer um casal na cama.

SERIADOS 2

Susan Sarandon está em especial de "Friends"
A atriz interpreta uma estrela de televisão que se mete em confusões com Joey, protagonista da sitcom. Esse episódio, que o canal Sony leva ao ar às 20h15, é um dos quatro especiais de 45 minutos produzidos pela rede de TV norte-americana NBC.

ESPORTE

Especialistas discutem a organização do futebol
Para discutir o calendário, a segurança nos estádios e a Lei Pelé, o "Dossiê Sportv" (23h) traz depoimentos de Pelé, do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, dos ex-jogadores Tostão e Zico e do jornalista Juca Kfouri.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Marta joga o marido na CPI do Lixo!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.