São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"REALITY SHOW"

"Made" realiza ambição teen de ser aceito

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Reality shows" que apresentam transformações na vida de pessoas você já viu vários. Desde os que as fazem milionárias aos que dão a elas uma novíssima coleção de cirurgias plásticas. Esse aqui é mais um, mas é preciso reconhecer que os produtores pegaram pesado no primeiro episódio.
"Made" é uma atração da MTV americana que a filial exibe em duas partes, hoje e amanhã, às 19h30. Propõe que adolescentes possam fazer algo por si, normalmente em busca de mais popularidade, na faixa etária em que isso é realmente muito importante.
O que nos leva a Josh Turk, que eu fiquei olhando, olhando, olhando e levei tempo para reparar que se trata de um rapaz.
Morbidamente obeso, efeminado, ator amador e com peitos extremamente proeminentes, é um garoto abertamente gay do ensino médio quer se tornar membro do time de futebol do colégio.
Totalmente fora dos padrões, Josh é perfeito para a idéia do programa. Primeiro, porque se trata realmente de alguém que enfrenta óbvios complexos físicos e problemas de relacionamento. Não é aceito pelos rapazes, e o pai tem reservas quanto ao seu jeito "cheerleader" de ser.
Mas não é uma tragédia. Porque Josh é extrovertido o suficiente para deixar a sua história com um cilma leve. Tem uma auto-ironia que percebe o bizarro disso tudo, ao mesmo tempo em que seu rosto transparece a vontade de ser aceito no mundo lúdico masculino. Aí começamos a vê-lo interagindo com o capitão do time, Ted, que lhe dá o primeiro recado: "Tente não ser tão menina".
Sendo a MTV Brasil um canal para adolescentes, "Made" é legal porque convida a melhorar a auto-estima, porque mostra que correr atrás de uma meta é possível. Sem contar a paranóia do "self-made man" americano, qualquer coisa que faça essa garotada desistir de achar ser "loser" é bacana. Mexa-se.


Made
Quando: hoje e amanhã, às 19h30, na MTV


Texto Anterior: Ilustrada: Cuba lamenta a morte do fotógrafo Raúl Corrales
Próximo Texto: Bertolucci e a fantasia libertária
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.