São Paulo, segunda-feira, 17 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

"Reality" cutuca adolescentes ociosos

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Ser adolescente é a coisa mais chata do mundo. Pelo menos é a imagem que o "reality show" "Esqueceram-se de Nós Adolescentes" deixa registrada.
No programa, produzido pelo britânico Channel Four (e exibido hoje pelo GNT), dez adolescentes de 14 anos ficam confinados em um casarão durante cinco dias, longe dos pais.
Sem música, televisão ou computador, eles são deixados à própria sorte. A graça (ou sadismo) do programa é ver quando eles começarão a sair no tapa devido ao convívio sob o mesmo teto.
E não demora muito. Eles brigam sim, mas o máximo de violência que surge é um tapa bem dado -que uma garota negra dá em um garoto branco que joga água nela.
"Ter 14 anos dói. Ficamos com espinhas no rosto", resume um dos participantes. Não é de espantar que o programa seja chato, mas não menos interessante como um adolescente chato. Quem já passou um final de semana numa praia chuvosa, quando adolescente, pode ter uma idéia do que o programa mostrará.
Vemos, então, aquele monte de brincadeiras edificantes do tipo lambuzar de pasta de dente o amigo que está dormindo, guerra de comida, a criação de pratos geniais, como macarrão com ketchup e atum etc. Quando o tédio bate, a diversão de todos torna-se destruir camas alheias.
Além disso, esse "reality" não mostra grandes surpresas. A casa, como é de esperar, fica um caos (com sujeiras e pichações por todas as paredes), há briguinhas e intrigas entre grupos que vão se formando, principalmente uma guerra dos sexos e, claro, o reforço da teoria de que meninos só pensam em sexo quando as garotas são mais adultas.
No final, o programa levanta ao menos um grande questionamento. Besta é esse tipo de programa ou besta é o estado que um adolescente fica quando ocioso?


ESQUECERAM-SE DE NÓS ADOLESCENTES. Quando: hoje, às 20h, no GNT.

TV ABERTA

Boa de Briga
SBT, 15h.
(Girlfight). EUA, 2000, 113 min. Direção: Karyn Kusama. Com Michelle Rodriguez, Jaime Tirelli. Michelle Rodriguez é a jovem cheia de problemas familiares e escolares, ela mesma meio sem destino, que encontra o seu quando começa a treinar boxe numa academia onde troca socos com a rapaziada de igual para igual. Inédito.

Confusão na Austrália
Globo, 16h.
(Our Lips Are Sealed). EUA, 2000, 89 min. Direção: Craig Shapiro. Com Ashley Olsen, Mary-Kate Olsen. Após depor contra gângster, as gêmeas Olsen mudam-se para a Austrália, com auxílio oficial. O mafioso, porém, consegue localizá-las. Comédia juvenil.

Entrando numa Fria
Globo, 22h25.
(Meet the Parents). EUA, 2000, 108 min. Direção: Jay Roach. Com Robert de Niro, Ben Stiller, Teri Polo. Completamente apaixonado, Ben Stiller topa conhecer o pai (De Niro) de sua amada (Polo). Só que, nesta comédia, o pai não vai com a cara dele e decide dificultar-lhe a vida. Inédito.

Cinzas da Guerra
SBT, 1h45.
(In Country). EUA, 1989, 115 min. Direção: Norman Jewison. Com Bruce Willis, Emily Lloyd, Joan Allen. Ainda, rescaldos do Vietnã. Aqui, pela ótica de uma menina (Lloyd) do Kentucky cujo pai morreu na guerra, quando a mãe ainda estava grávida. Willis faz o papel de tio da garota. Adaptação de romance de prestígio de Bobbie Ann Mason.

Intercine
Globo, 2h25.
O filme escolhido para ser exibido hoje é "A Difícil Arte de Amar" (1987, de Mike Nichols, com Meryl Streep, Jack Nicholson).

Os Lobos Não Choram
SBT, 3h55.
(Never Cry Wolf). EUA, 1983, 91 min. Direção: Carroll Ballard. Com Charles Martin Smith. Cientista é enviado ao Ártico para estudar os perigosos lobos da região. Descobre, no entanto, que o problema dos lobos era bem mais complexo. Ballard faz trabalho de alto nível na descrição da vida e problemas dos animais. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.