São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

HOMENAGEM

João Sal/Folha Imagem
Ao centro Padre Marcelo Rossi com os pais, Vilma e Antônio, na platéia do clube A Hebraica, em noite de concerto

O choro do padre Marcelo

Às 22h30 de terça-feira, o maestro João Carlos Martins, no palco do clube A Hebraica, da colônia judaica, anuncia: "Vou chamar aqui o maior vendedor de CDs da história do Brasil. Vendeu 1,3 milhão só no ano passado". Padre Marcelo, convidado pelo amigo que regeu um concerto no clube, sobe ao palco. Puxa, em hebraico, o coro da música "Jerusalém de Ouro". Chora, é aplaudido em pé. Atravessa a platéia distribuindo autógrafos. A homenagem é um desagravo ao padre, que não pôde chegar perto do papa na visita de Bento 16 ao Brasil. Ele falou à coluna:  

FOLHA - Ficou chateado por não estar nos eventos com o papa?
PADRE MARCELO
- Não há nada disso. Amo o papa. Estou em comunhão com a igreja. Se a igreja falar meio-dia, quatro da tarde ou da manhã, estarei lá.

FOLHA - O senhor ficou distante.
PADRE MARCELO
- É, é uma pena. Aparecida podia ter 500 mil [pessoas] e teve 150 [mil]. Eu estava à disposição. Se não quiseram, glória a Deus.

FOLHA - E por que não quiseram?
PADRE MARCELO
- Hum... É difícil responder. Não posso dizer. Mas imagina: seriam muitas fotos, pedidos de autógrafos, e toda aquele esquema de segurança... Minha presença iria complicar. Não posso responder.

 

Na platéia, a mãe de padre Marcelo, dona Vilma, 62, comentava: "Sabe de uma coisa? O padre Marcelo não é só no dia do papa. É todo dia".

FITA AMARELA
A licitação de publicidade dos Correios, uma das maiores do país (R$ 90 milhões), anda tão acirrada que até o Cenp, conselho criado pelo mercado para zelar por "práticas éticas e comerciais" do setor, entrou em alerta. O órgão está telefonando para cada uma das 29 agências que entraram na concorrência para um alerta: será punida a empresa que oferecer aos Correios descontos maiores do que 5% sobre o valor que será gasto na veiculação futura dos anúncios.

ESQUELETO
O prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, conseguiu enterrar um dos últimos esqueletos da época em que foi secretário de Planejamento do prefeito Celso Pitta. A Justiça considerou improcedente pedido do Ministério Público para que ele devolvesse R$ 170 mil aos cofres públicos, por anúncio pago de declarações de Pitta em jornais. Curiosidade: a defesa de Kassab foi feita por Rubens 0 Approbato Machado-o advogado que pediu o impeachment de Pitta em 2000.

A NOSSA SORTE
Dois empresários conversavam na semana passada no clássico (e caro) restaurante Vecchio Torino, em Pinheiros. Em pauta, os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e o brasileiro Lula. "Você não tem medo das ditaduras de esquerda?", perguntou um deles. O outro respondeu: "O Chavez e o Morales são populistas de esquerda. A nossa sorte é que o Lula é populista -mas de direita".

É PRECISO
A conversa foi relatada a Delfim Netto (PMDB-SP) pela coluna. "Isso é uma proposição absurda. Nem aquilo (Bolívia e Venezuela) é populismo. O Lula entendeu que é preciso diminuir a desigualdade."

ROSA TURCA
O estilista Amir Slama vai abrir uma loja da Rosa Chá em Istambul, na Turquia, no final do mês.

DÉBITO
Em conversa recente nos EUA, que tentam manter em segredo, os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin conversaram, é claro, sobre a sucessão de 2008 à Prefeitura de São Paulo. De acordo com relatos feitos por Alckmin a aliados no Brasil, ele não disse a Serra claramente se é ou não candidato. Não queria "ficar devendo" a candidatura a Serra.

LENDA
Não são apenas as cada vez mais generosas caixinhas do empresário João Carlos Di Gênio que têm encantado garçons e mâitres de SP. O empresário carioca Eike Batista, ex-marido de Luma de Oliveira, também é candidato a virar lenda na cidade. Dia desses, grato pelo bom atendimento de uma bela recepcionista do Dressing, no Itaim Bibi, ele enviou a ela um buquê de rosas vermelhas.

OLÉ
Um grupo de jogadores do São Paulo foi ao Café Misterium, na terça. A boate é concorrente de casas como Café Photo.

VISITA
Embaixador do Yahoo junto ao mercado publicitário, Jerry Shereshewsky desembarca no Brasil no próximo dia 22. Vem com a missão de convencer anunciantes a investir na internet. Segundo dados do Inter-Meios, a propaganda na web, no final de 2006, respondia por 1,86% do total investido pelo mercado brasileiro.

INFERNAL
Moradores dos Jardins reclamaram à Ame, associação de bairro da região, sobre o barulho e o trânsito provocados por guinchos e carros de manutenção da seguradora Porto Seguro nas ruas Peru, Equador e Terra Nova. A assessoria da empresa diz que irá reposicionar os veículos e colocou sua ouvidoria à disposição dos moradores.

VILA CHINESA
Quase um semestre depois do previsto, Ronaldo Fraga inaugura sua loja em SP, na Vila Madalena, nesta semana. Abrirá as portas com a coleção sobre a China, apresentada na última SP Fashion Week.

CURTO-CIRCUITO

"VOU VENDER MEU SAMBA [MAJESTADES ANÔNIMAS]", documentário sobre Renato Borgomoni, 93 anos, com direção de Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandez, tem sessão de pré-estréia hoje, às 21h, no MIS.
O INSTITUTO KARINHA DE CRIANÇA foi indicado pela empresa francesa Alstom para disputar o prêmio Top Social da ADVB (Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil).
A CONSULTORA ANNA LUISA BORANGA e Michael Ghilissen, CEO da Unparalleled Communications, ministram palestra hoje, na Fenalaw 2007, feira de escritórios de advocacia.
EVANDRO AMIDANI, do bar Anhanguera, promove hoje mais uma edição do projeto Quintas de Blues, com blues ao vivo.

com GUILHERME RAVACHE, AUDREY FURLANETO

Texto Anterior: Conheça alguns ícones da era Blair
Próximo Texto: Marcos Augusto Gonçalves: Na rave com Zuenir
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.