São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um grande clima

da Reportagem Local

Na enxurrada de produtos com a marca "Star Wars" lançados na esteira do novo filme, sua trilha poderia ser mais um. Mas, com certeza, é um dos que têm maior garantia de qualidade. E ela está na assinatura de John Williams.
O sujeito sabe como poucos "criar um clima", o que é o grande desafio dos compositores de trilhas sonoras. "Star Wars: Episode 1 - The Phantom Menace" reúne 68 minutos de emoção extrema. Williams conduz sua velha conhecida, a London Symphony Orchestra, em páginas que reutilizam com eficácia elementos que ele criou para as trilhas dos três primeiros "Guerra nas Estrelas".
E essa reutilização, longe de ser preguiça, é a principal atração do álbum para os fãs de carteirinha da série. Com sutileza, Williams introduz frases musicais inteiras das trilhas anteriores. Como um quebra-cabeças sonoro, ele faz a ligação musical dos personagens deste filme com os da trilogia anterior.
Mesmo quem não entrar nessa brincadeira pode admirar a capacidade imagética da música de Williams. Fica evidente que ela empolga mais nos momentos épicos, como na faixa "Panaka and the Queen's Protectors", que traz uma arrebatadora e enfurecida seção de violinos. Nas passagens mais tranquilas, como "Watto's Deal", Williams abusa de flautas e oboés, tornando-as um pouco repetitivas.
Para fanáticos, a trilha é item obrigatório. Mas vai agradar também a quem quiser conhecer o universo musical do autor de mais de 150 trilhas de filmes, videogames e séries de TV. John Williams sabe como fazer seu ouvinte fechar os olhos e ver coisas. Coisas heróicas. (THALES DE MENEZES)



Trilha: Star Wars: Episode 1 - The Phantom Menace, de John Williams
Lançamento: Sony Music
Quanto: R$ 18 (o CD, em média)





Texto Anterior: Cinema: Trilha de 'Star Wars' entra nas paradas
Próximo Texto: Cannes: Almodóvar faz tributo à mulher
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.