São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Terrence Malick filma a busca pela redenção

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em "Além da Linha Vermelha" (TC Action, 22h; 14 anos), americanos se arrebentam com os japoneses em combates mortais nos belíssimos arquipélagos do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial.
Mais atroz que a morte é a procura falida pelo paraíso, ou pela redenção. O indescritível é que o paraíso existe, sim, e está à mão, na Terra.
Traduzido na natureza, que surge evidente e total em quase todas as seqüências desse belo filme de Terrence Malick. Mas os soldados não percebem, pois estão vedados pelas suas violências e seus dilemas existenciais. Não percebem o que está à sua frente, enfim.
Eu fui outro que não percebi o que havia de notável em "O Virgem de 40 Anos" (TC Pipoca, 22h; 14 anos). Fui um tanto severo em texto que escrevi para esta Ilustrada em 23 de setembro de 2005.
Confesso que o filme não errou em ver como aberração um homem virgem por tanto tempo. E que Steve Carell está soberbo neste filme de Judd Apatow. Justiça feita, espero.


Texto Anterior: Reality show: Tatuadora charmosa retorna em "LA Ink"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.