São Paulo, sábado, 17 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aniversário de 400 anos terá sete exposições

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE BARCELONA

As comemorações do quarto centenário de Dom Quixote incluem pelo menos três congressos internacionais e sete exposições de arte na Espanha. Os eventos irão se concentrar na região de Castela La Mancha. Um congresso na Universidade de León, em novembro deste ano, abrirá o circuito de eventos. Os seminários "A Espanha do Quixote", em Toledo, e "O Quixote na Literatura", que será realizado entre Madri e Ciudad Real no próximo ano, apresentarão estudos da obra relacionados com áreas como psiquiatria, sociologia, pintura, teatro e poesia.
As exposições reunirão representações do personagem no mundo das artes e relíquias do ambiente da época. Em Toledo, serão apresentados objetos dos conventos da região dos séculos 16 e 17. "O Quixote na Arte Contemporânea" será exibida no Museu Provincial de Albacete e no Museu de Arte Rainha Sofia, em Madri. Uma mostra da imagem do cavaleiro em cerâmicas do século 18 será apresentada no Museu Ruiz de Luna, em Talavera de la Reina.
A primeira exposição comemorativa foi inaugurada em março e tem duração prevista até novembro, no castelo Gala-Dalí, em Púbol, na Catalunha. "Dom Quixote de la Mancha Ilustrado por Dalí" reúne dez aquarelas e 28 desenhos pintados pelo artista surrealista em 1945, para uma edição inglesa publicada pela Random House. O pintor era fascinado pelo personagem de Cervantes. Para muitos críticos, as obras dessa exposição apresentam pontos em comum entre as loucuras quixotescas e os delírios dalinianos.
Também estão previstos atos culturais no município de Alcalá de Henares, onde Cervantes nasceu, perto de Madri, e montagens teatrais e musicais, como a gravação da ópera de Cristóbal Halffter sobre o engenhoso fidalgo. A obra em si, com tradução em 85 línguas, também está sendo divulgada. Versões de bolso do livro estão sendo vendidas a um euro. A intenção, segundo a ministra da Cultura Carmen Calvo, é que todo espanhol tenha em casa pelo menos uma edição das histórias do Cavaleiro da Triste Figura.
(IVAN PADILLA)


Texto Anterior: Literatura: Quixote é celebrado com rota turística em La Mancha
Próximo Texto: Panorâmica - Festival 1: Elba Ramalho é atração em Bonito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.