São Paulo, domingo, 17 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Anna Flávia encontra Cicarelli na academia; "Falamos 'Oi' e só"


A outra face da moeda

Ser "clone" de celebridade pode ser um ótimo negócio. Na falta dos personagens reais, algumas agências, empresas, grifes e revistas de nudez se valem de modelos parecidos para conseguir chamar a atenção do público. A estratégia funciona: o cachê é mais baixo e o acesso, bem mais fácil. Além das propostas de trabalhos, os clones ainda abocanham fãs dos "verdadeiros", em festas e eventos: até distribuem autógrafos. Mas, como existe o lado B na vida de qualquer famoso, existe também o lado B dos "parecidos": muitos deles querem se livrar da imagem do "original".

Despedida fenomenal

Há um ano, a designer e modelo santista Anna Flávia Camargo, 27, recebeu proposta para posar nua na "Playboy" como sósia de Daniella Cicarelli. Decidiu aceitar.

O ensaio foi publicado em junho. Não cita o nome de Cicarelli, mas dá indiretas ao leitor: "Não está reconhecendo?", diz o pôster. "Despedida de solteira fenomenal", cita a capa. O que ninguém, nem Anna Flávia, esperava, era que o casamento de Daniella e Ronaldo acabaria pouco antes da revista chegar às bancas. "Quis fazer as fotos para capitalizar. Ainda bem que o resultado ficou bom", diz ela, que se chateia com a comparação.

Anna Flávia e Cicarelli se conhecem. "Fazemos academia no mesmo lugar e ela é amiga do meu noivo [Fabiano Gomes, um dos donos da boate Heaven]. Sempre pára para conversar com ele". Apesar da convivência, as duas nunca trocaram muitas palavras. Nem depois do ensaio. "Falamos "oi" e só."

"This is Naomi!"
Thais Damaso, 19, é conhecida na Favela do Barbante, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde mora com a mãe e a irmã, como a "cinderela negra que deu certo". "Clone" da top model Naomi Campbell, ela já foi perseguida por turistas em busca de um autógrafo. "Saíram atrás de mim gritando: "This is Naomi! This is Naomi!". E eu, de havaiana, toda largada, saí correndo. Eles vieram atrás", lembra Thais que se escondeu dentro de uma galeria.

A semelhança já rendeu frutos a Thais, mas ela diz que não ganhou "nem um tico do que Naomi ganhou". A modelo é contratada da agência 40 Graus e recebe cachê de R$ 500 por desfile. Seu primeiro trabalho foi de dublê da top num comercial europeu, há dois meses, no Rio. Thais fez todos os testes de luz: Naomi só aparecia na hora de ser clicada. E quando era para dar um "piti", era Thais quem dava. "Fiz várias cenas de espernear, chutar coisas e jogar água nas pessoas." Enquanto isso, a estrela ficava num canto com seguranças e produtores em volta. As duas mal trocaram palavras. "Todo mundo fala que ela é mal humorada, grossa, chata, mas eu acho que, na verdade, ela é tímida", diz Thais, que não fala inglês.

A modelo desfilou para a SP Fashion Week e a Fashion Rio neste ano. Vai de ônibus aos testes, "faça sol, chuva ou tiroteio", já que passa pela favela da Rocinha e pelo Morro do Vidigal. Quando precisa, dorme na casa de uma amiga no Leme. Por isso nunca sai de casa sem seu "kit trabalho" na bolsa: calcinha, escova de dente, um par de sapatos de salto alto e um biquíni.

"E aí, Rô?"
Quem entra nos supermercados Pão de Açúcar e dá de cara com a foto enorme de Afonso Rezende, 28, pode se confundir. Até funcionários da empresa achavam que era Rodrigo Santoro, e não Afonso, o garoto propaganda. Capixaba de Vila Velha, está em SP há dois anos. Modelo desde 2001, não se importa de ser chamado de "o outro Santoro". "Agradeço o elogio, mas sigo o meu caminho", diz ele, que também participou de um comercial da C&A que era estrelado por Gisele Bündchen.

Recentemente, numa balada em São Paulo, chegou uma menina e puxou papo: "E aí, Rô?". Outra vez, num aniversário, uma amiga de Rodrigo Santoro foi falar com ele. Ao perceber a confusão, a moça deu meia volta e foi em direção a quem? Rodrigo Santoro, que circulava pela festa.
O sósia também quer ser ator. Vai começar um curso de interpretação para televisão. "Sei que uma hora vou acabar fazendo testes para novela", afirma.

bergamo@folhasp.com.br COM JULIANA LOPES (REPORTAGEM), JOÃO LUIZ VIEIRA E DANIEL BERGAMASCO

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vou aplicar no Fundo Cueca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.