São Paulo, sexta-feira, 17 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animação é surpresa na disputa pelo Emmy

Antes de "Uma Família da Pesada", só "Os Flintstones" havia disputado prêmio

As séries "30 Rock" e "Mad Men" são as campeãs das listas de finalistas de comédia e drama, com 22 e 16 indicações cada uma

DA REPORTAGEM LOCAL

A comédia bateu o drama e reuniu as surpresas das indicações ao 61º Emmy, considerado o Oscar da televisão norte-americana. A lista foi anunciada ontem pela manhã por Chandra Wilson e Jim Parsons.
Ambos receberam indicações, num gesto ensaiado da Academy of Television Arts & Sciences. Ele compete entre os atores de comédia com "The Big Bang Theory"; ela, pela minissérie "Accidental Friendship" e como coadjuvante de "Grey's Anatomy".
"Uma Família da Pesada" ("Family Guy", no original) e "Flight of the Conchords" roubaram a cena ao disputar em séries cômicas, ao lado de "30 Rock", "The Office" e "Entourage". Antes do seriado de Seth MacFarlane, só a animação "Os Flintstones", em 1961, tinha entrado nessa lista. "30 Rock" liderou o número de indicações, com 22 no total.
Jemaine Clement, de "Flight of the Conchords", estreia no evento ao lado de nomes consagrados, como Charlie Sheen e Steve Carell. Toni Collette e sua "United States of Tara" têm alguma chance numa categoria mais homogênea, que traz Christina Applegate, Tina Fey e Mary-Louise Parker.
A Academia repetiu o passo do Oscar, que expandiu o prêmio de melhor filme para dez competidores. Aqui, a lista aumentou para seis indicados, mas empates de votos fizeram sete seriados entrarem tanto em comédia quanto em drama.
Em drama, a concorrência está forte com "House", "Lost", "Mad Men" e "Damages" (veja principais categorias ao lado). "Mad Men", vencedora no ano passado, tem 16 indicações.
Michael C. Hall ("Dexter") é azarão num páreo que conta com os ótimos Gabriel Byrne ("Em Terapia"), Hugh Laurie ("House") e Jon Hamm ("Mad Men"). Bryan Cranston ("Breaking Bad"), que levou o prêmio em 2008, também concorre.
Entre as atrizes, Elisabeth Moss ("Mad Men") vai ter trabalho com as veteranas Glenn Close ("Damages") e Sally Field ("Brothers and Sisters").
A cerimônia do Emmy acontece em Los Angeles no dia 20 de setembro e será apresentada por Neil Patrick Harris.



Texto Anterior: Última Moda: Brüno, o avesso de Bündchen
Próximo Texto: TV paga exibe maior parte dos indicados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.