São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

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MÚSICA

Americano vai aos shows e faz discursos utilizando um megafone

Ativista faz protestos contra o "mau gosto"

SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO

O que é mau gosto musical? Há quem diga que tal idéia é relativa, há quem dê exemplos sem pensar duas vezes. O norte-americano Eman Laerton é do segundo time e, para ele, a resposta passa por nomes como Justin Timberlake, Linkin Park e Evanescence. Até aí muita gente compartilha da mesma opinião, mas Laerton tomou como missão pessoal convencer os fãs desses artistas de que, sim, eles têm mau gosto musical e que deveriam ouvir coisa melhor.
Desde o ano passado, ele tem ido a casas de show de Los Angeles para realizar uma espécie de protesto com espírito humorístico, batizado de "You Have Bad Taste in Music" (Você Tem Mau Gosto Musical).
A idéia do "ativista" consiste em chegar horas antes de uma apresentação para, munido de um megafone, discursar ao público sobre os malefícios do hábito de ouvir o grupo ou o cantor que estão aguardando.
Diante do homem vestido em uma toga negra, com óculos escuros e um capacete à Darth Vader, os adolescentes que formam a fila reagem às vezes com perplexidade, às vezes na base da farra. As manifestações são sempre registradas por um cameraman e estão compiladas em vídeo no site www.youhavebadtasteinmusic. com. A agenda de protestos tem mais uma data na quinta-feira da semana que vem, quando toca no Greek Theatre de Los Angeles o grupo Nickleback.
Entre gargalhadas, o ativista explica à Folha que a lista de artistas escolhidos como alvos do "You Have Bad Taste" é definida pelo trabalho de uma equipe de 20 cientistas da revista "Scientific Proof" (Prova Científica). Após uma série de testes e pesquisas, eles chegam à conclusão de que determinado artista representa música de mau gosto.
Tudo, claro, é pura tiração de sarro. Eman Laerton é Not Real Name (não é um nome de verdade) ao contrário e pseudônimo para um ex-DJ e programador de estações de rádio que pensou em uma outra maneira de condenar o estado atual do rock norte-americano que não passasse pelo ranço que muitas vezes caracteriza uma simples crítica.
"Eu definitivamente quero passar uma mensagem com "You Have Bad Taste", mas ao mesmo tempo tento fazer as pessoas rirem. Hoje em dia ninguém quer ser catequizado. Eu não posso sair por aí e simplesmente dizer: "Ei, seu gosto para música é uma droga". Isso não funcionaria."
Fora do tom de brincadeira, Laerton diz que a razão para o "mau gosto" estar espalhado pelos EUA tem a ver com o processo de homogeneização da programação radiofônica americana.
"Isso aconteceu após o Congresso aprovar o fim do limite do número de estações que uma empresa pode ter como propriedade. Hoje, uma companhia como a Clear Channel detém mais de mil estações por todo o país, o que torna a programação mais centralizada e com menos sabores locais", afirma.
Para Laerton, não existe mais "o pensamento de que, se, por exemplo, PJ Harvey faz boa música, então vamos colocá-la para tocar. Hoje, rádio não é mais algo para quem gosta de música, é algo para pessoas que são passivas em relação à música".

Inspiração
O formato de "You Have Bad Taste in Music" foi inspirado por um documentário em curta-metragem chamado "Heavy Metal Parking Lot", de 1985, que filma todos os estereótipos do gênero entre o público de um show do Judas Priest. Estão lá desde o garoto que faz o sinal do chifre sob a simples menção de alguma banda pesada ao cabeludo sujo e com pose de mal.
Apesar de se deparar em seus protestos com um público mais jovem e menos intimidador, Laerton não deixa de vez ou outra enfrentar problemas com a segurança das casas de show e com fãs mais irritadiços.
"Uma vez durante um protesto no show do [grupo] Puddle of Mudd, o nosso cameraman foi empurrado e nós não conseguimos fazer o registro. Há também os vários e-mails que eu recebo dizendo que vão atirar na minha cara, vão me matar, mas não foi muito além disso até agora", diz Laerton, que, no entanto, não revela seu nome verdadeiro.
Ele, que considera de bom gosto Fela Kuti, Queens of the Stone Age, Nick Drake, Fugazi e Johnny Cash ("ele é o cara"), paga as contas de sua casa justamente por meio do que gira em torno do "You Have Bad Taste". Seu site comercializa camisetas com o logotipo do movimento, e as vendas até agora têm sido animadoras. "Vendi 120 unidades em apenas dez dias. Já ajuda a pagar o meu aluguel. De qualquer forma, "You Have Bad Taste" é meu único objetivo na vida [risos]."
E existe algum artista brasileiro que Eman Laerton consideraria um alvo em potencial para os seus protestos? "Olha, o único grupo que eu conheço do Brasil é o Sepultura, que, desde quando saiu o Max Cavalera, não ouço falar muito. Como eles estão? Vou pedir à equipe da "Scientific Proof" para fazer um exame minucioso."


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