São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bar Pirajá promove roda de samba no Tom Brasil

ADRIANA FERREIRA
DO GUIA DA FOLHA

Um bate-papo sobre comidas populares em torno da mesa de um boteco rendeu um festival, um samba e, agora, o show "Cozinha do Samba", tema do projeto Esquina Carioca, que reúne os sambistas Aldir Blanc, Moacyr Luz, Martinho da Vila, Tia Surica e Monarco, na casa Tom Brasil, na Vila Olímpia, em São Paulo.
O bar em questão é o Pirajá, em Pinheiros, que, em julho, bancou o evento "Delírios da Baixa Gastronomia", dedicado às delícias servidas em botequins.
O festival teve cardápio com pratos inspirados em letras de samba e um manifesto escrito pelo carioca Ruy Castro.
"Começamos a lembrar de músicas que falavam sobre comida e a cantar sambas, como um de Geraldo Pereira sobre uma cabritada", conta Moacyr Luz. O compositor é diretor artístico do projeto promovido pelo Pirajá desde a sua primeira edição, em 1999, quando ocorreu o histórico encontro de João Nogueira, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Luiz Carlos da Vila e Walter Alfaiate.

Botequim
O destaque deste ano é a presença de Aldir Blanc, que, segundo Luz, fez seu último show em São Paulo em 1988, no finado bar Vou Vivendo.
O Tom Brasil será transformado em um botequim, com o palco no meio da platéia, balcão de mármore, chope e garçons servindo os músicos, que cantam em clima de roda de samba. "É uma festa, não um desfile de artistas entrando e saindo", diz Luz.
O repertório gira em torno da gastronomia, com os sambas "Siri Recheado e o Cacete", de João Bosco e Aldir Blanc, e "Quitandeiro", de Monarco e Paulo da Portela, além da composição feita por Luz e que deu nome ao festival do Pirajá. Também participam convidados "surpresa", como o bamba Wilson Moreira e o grupo Quinteto em Branco e Preto.

ESQUINA CARIOCA - A COZINHA DO SAMBA. Onde: Tom Brasil - Vila Olímpia (r. das Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, região oeste, tel. 0/xx/11/3815-6881). Quando: hoje, às 21h. Quanto: R$ 40.


Texto Anterior: Música: Ativista faz protestos contra o "mau gosto"
Próximo Texto: Cinema: Nova York ganha sala dedicada a latinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.