São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha traz o violão de Baden Powell

Livro-CD do violonista carioca, considerado por muitos o melhor do mundo, chega às bancas no próximo domingo

Garoto-prodígio, Baden Powell compôs em parceria com Vinicius; CD da Coleção Folha inclui ainda músicas de Caymmi e Moacir Santos


DA REPORTAGEM LOCAL

Não são poucos os especialistas e músicos que o consideram o maior violonista brasileiro de sua época, ou mesmo o melhor do mundo. Baden Powell (1937-2000) é o personagem do quarto volume da Coleção Folha 50 Anos de Bossa Nova, que chega às bancas no próximo domingo, dia 24.
Instrumentista de técnica perfeita, capaz de tocar nos andamentos mais velozes, ele combinou modernidade e tradição em seu estilo. Era como se, praticamente, toda a história do violão brasileiro saísse das cordas de seu instrumento.
Fluminense de Varre-Sai, Baden Powell de Aquino foi batizado com o nome do britânico fundador do escotismo porque seu pai, chefe dos escoteiros locais, o admirava.
Aos 8 anos, morador do Rio de Janeiro, sua vocação para a música já era tão evidente que o pai o levou para tomar aulas com Meira, o ágil violonista do grupo Regional de Benedito Lacerda. Na casa do mestre, Baden absorveu não só o melhor do violão clássico e popular, mas também teve a chance de conviver desde muito cedo com músicos profissionais, em inúmeras rodas de choro.
Aparições em programas de rádio, gafieiras, boates, bailes e rodas de samba, além de um breve período de estudo "a sério" na Escola Nacional de Música, forjaram um músico que, por volta de 1962, quando começou a se tornar mais conhecido, já deixava seus ouvintes impressionados.
O encontro com o poeta e letrista Vinicius de Moraes, no início dos anos 60, foi um divisor de águas na carreira musical de Baden. Boêmios inveterados, os dois desenvolveram uma parceria prolífica que resultou em dezenas de canções de alto quilate.
Quatro delas "Apelo", "Deixa", "Tempo Feliz" e "Canto de Ossanha" estão no CD que acompanha este volume da coleção, em versões instrumentais tocadas pelo próprio Baden. Outros clássicos da música brasileira, como "Lamentos" (Pixinguinha e Vinicius de Moraes), "Das Rosas" (Dorival Caymmi) e "Coisa nº 2" (Moacir Santos), também fazem parte dessa compilação.

Texto Anterior: Evento: Pré-estréia grátis tem bate-papo com a cantora
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Californication": Série retrata apetite por autodestruição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.