São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu Imperial traz exposições e edição de luxo

DO ENVIADO A PETRÓPOLIS

O Museu Imperial de Petrópolis, um dos três maiores em número de visitantes no país, vai se integrar às come- morações dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, uma série de eventos que acontecerão a partir deste mês no Brasil e em Portugal. A instituição guarda algumas das imagens mais conhecidas de d. João 6º, como uma pintura atribuída a Debret.
Todo o acervo iconográfico ligado a d. João 6º (são mais de 50 imagens, além de documentos) vai ser publicado em uma edição de luxo, que vai incluir DVD ("D. João 6º - Rei de Portugal e Imperador do Brasil"). Uma das principais imagens é um desenho (acima) de Domingos António de Sequeira (1768-1837), pintor português que exaltou as virtudes de d. João 6º, que registra o príncipe regente ainda jovem.
Fac-símiles dos registros dos diários britânicos recuperados por Kenneth Light ficarão expostos. Uma carta escrita por d. João 6º de próprio punho a Carlota Joaquina será exibida. É um raro registro pessoal dos bastidores da viagem e mostra o príncipe regente contemporizando com a mulher (estavam em navios separados), que reclamava da cozinha a bordo.
A partir do início de janeiro a exposição "Sonhos de João" trará vários objetos pessoas. A principal peça vai ser a "camisola de dormir" de Sua Alteza Real, que ficará dentro de uma tenda de pano onde serão projetadas imagens dos "sonhos" de d. João 6º, como o Jardim Botânico, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional.
A mostra "Travessias" vai trazer a partir de 16 de fevereiro uma réplica parcial de um navio da época, que vai procurar reproduzir espacialmente, visualmente e através do odor como eram os navios.
O Museu Imperial foi residência de d. Pedro 2º e é conhecido por exigir que os visitantes calcem pantufas. Entre as principais peças do acervo estão as coroas de d. Pedro 1º e de d. Pedro 2º e a pena dourada utilizada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea. (MS)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Livros: Ruy Castro une real ao fictício
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.