São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contagem regressiva para "Star Trek"

Lançamento de HQ e debate na Livraria Cultural antecipam nova aventura no cinema; estréia é em 2009

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Capitão Kirk, senhor Spock e os demais membros da Enterprise, a nave da série televisiva "Jornada nas Estrelas", estarão de volta aos cinemas (e ao espaço) em 8 de maio de 2009 com o filme "Star Trek", de J. J. Abrams. Para os fãs brasileiros, a contagem regressiva começa hoje, com três eventos diferentes: o lançamento da história em quadrinhos "Jornada nas Estrelas - Klingons: Herança de Sangue"; um debate sobre a cultura klingon, organizado pela editora Devir (que lança a HQ) e a Frota Estelar (fã-clube brasileiro da série); e a divulgação na internet do novo trailer do filme (no site oficial www.startrekmovie.com).
"Jornada nas Estrelas" teve, no total, 22 temporadas, somando-se os seis seriados ligados à franquia (um deles, de animação). O primeiro foi ao ar de 1966 a 1969. Somando-se todos os episódios de todas as temporadas aos dez longas-metragens já lançados, são 736 capítulos. O capitão James Kirk, que comandou a nave Entreprise na série original, no desenho animado e nos primeiros longas, e seu amigo Spock (Leonard Nimoy) serão retratados no novo "Star Trek" por outros atores. A história do longa se passa com os personagens mais jovens e antes das aventuras mostradas na série clássica.
Eles serão vividos por Chris Pine (como Kirk) e Zachary Quinto (Spock). Se o novo filme mostrará um lado inédito dos heróis da série, a HQ "Klingons: Herança de Sangue" aborda os "vilões". Os klingons são, ao lado dos romulanos, uma raça alienígena retratada na série como os principais adversários de Kirk e companhia. Mais tarde, klingons e humanos tornam-se aliados.
"Herança de Sangue" traz os momentos que antecedem isso, quando o império klingon decide aliar-se aos antigos inimigos. Para tanto, relembra alguns dos principais confrontos entre eles. O diferencial é que a narrativa se passa do ponto de vista klingon. Os humanos e seus aliados não são mais os protagonistas, mas os "vilões". O primeiro capítulo, inclusive, é publicado duas vezes: na primeira, em português, na segunda, em klingon.


JORNADA NAS ESTRELAS - KLINGONS: HERANÇA DE SANGUE
Autor: Scott Tipton, David Tipton e David Messina
Editora: Devir
Quanto: R$ 45 (168 pág.)

DIA DO GUERREIRO KLINGON
Quando: hoje, às 19h30
Onde: Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 0/XX/11/3170-4033)
Quanto: grátis



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: A Grife Obama
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.