São Paulo, Sexta-feira, 17 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerreira morreu queimada

da Redação

Joana d'Arc nasceu em Lorena, França, em 1412. Dezenove anos depois, no dia 30 de maio de 1431, morria queimada. Foram precisos quase 500 anos para que fosse canonizada pelo papa Benedito 15, em 1920.
Chamada a "Donzela de Orleans", heroína nacional e santa padroeira da França, Joana d'Arc, filha de camponeses, tinha 13 anos quando "ouviu" o misterioso chamado para que fosse libertar seu país, já quase todo dominado pelos ingleses, durante a Guerra dos Cem Anos.
Aos 17 anos, com trajes masculinos e a cabeça raspada, apresentou-se a Carlos 7º, que lhe confiou um pequeno exército. Dirigiu-se, então, para Orleans -sitiada pelo inimigo. Obteve uma vitória importante, o que causou inveja ao recém-coroado Carlos 8º, que, sentindo-se ameaçado pela popularidade de Joana, fez um armistício com os ingleses e lhe retirou o apoio.
Joana d'Arc recomeça a luta e, em 1430, é capturada em uma emboscada. Vendida aos ingleses, depois de um processo iníquo conduzido por eclesiásticos, é condenada por ser considerada herege, bruxa, invocadora de diabos, idólatra e exploradora do povo, entre outras atribuições.
Condenada às chamas, foi declarada inocente 25 anos depois. Transformada em mártir, a oração que a invoca pede pelo discernimento da justiça: "Deus, nosso Pai, Santa Joana d'Arc (...) abri nossos olhos (...) para que a ninguém julguemos injustamente ou, movidos por interesses mesquinhos, escondamos a verdade e prejudiquemos nossos semelhantes."
Luc Besson e Milla Jovovich repetem outras parcerias já feitas em nome de Joana d'Arc: Carl Theodor Dreyer e Renée Falconetti (em 1928), Victor Fleming e Ingrid Bergman (em 1948), Otto Premminger e Jean Seberg (em 1958) e Robert Bresson e Florence Carrez (em 1962).


Texto Anterior: Cinema - Estréias: Joana d'Arc volta à tela grande, em versão 99
Próximo Texto: Besson faz de personagem heroína americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.