São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA AÇÃO

Superficial, longa tem efeitos de primeira e atuações de segunda

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Na época de seu lançamento, "Tron" (1982) foi visto não como um grande filme, mas como uma pequena revolução tecnológica, porque nunca se havia usado a computação gráfica no cinema de forma tão ampla. Pouco tempo depois, estava datado.
"Tron - O Legado", sua sequência, deve ter destino semelhante -mas provavelmente irá se tornar ultrapassado de forma mais rápida. A novidade, aqui, é a recriação digital do rosto do jovem Jeff Bridges (protagonista do original) e sua "colagem" no corpo de outro ator.
Na tela, o resultado ainda parece artificial. Mas a técnica pode abrir caminho para um (temido ou desejado) futuro em que outros atores -Brando, por exemplo- sejam ressuscitados digitalmente para novos filmes.
De resto, como seu original, "Tron - O Legado" é um filme que se sai melhor na superfície do que na substância: efeitos e trilha sonora de primeira, atuações de segunda, roteiro de quinta. Se no visual "Tron - O Legado" aponta para o futuro, sua trama está atrelada ao passado. No primeiro, o engenheiro Kevin Flynn vai parar em uma realidade virtual.
Na sequência, seu filho tenta resgatá-lo, mas tem que enfrentar o avatar do pai. Não apenas na trama se sente o peso do passado, mas também na mistura desajeitada de referências a "Star Wars", "Matrix" e sobretudo "Blade Runner".
Em dado momento, o filme nos remete a um velho clipe do Daft Punk. Em outro, se parece com uma festa Trash 80's, por sua revisão condescendente daquela década.

TRON - O LEGADO

DIREÇÃO Joseph Kosinski
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Jeff Bridges, Garrett Hedlund e Olivia Wilde
ONDE nos cines Anália Franco, Metrô Tatuapé Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cinema: Novo "Tron" tenta limpar fracasso do antecessor
Próximo Texto: Crítica/Trilha Sonora: Daft Punk decepciona com sequência de temas orquestrais sem identidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.