São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteirista estréia na TV em "Da Cor do Pecado"

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Roteirista do sucesso "Central do Brasil", de Walter Salles, João Emanuel Carneiro estréia no próximo dia 26 em carreira solo na TV. É dele a nova novela das sete da Globo, "Da Cor do Pecado".
Para a estréia, Carneiro escolheu uma trama de um típico folhetim, como ele mesmo definiu: jovem rico se apaixona por garota pobre, e sua namorada interesseira tenta impedir o romance, que pode atrapalhar seu golpe do baú.
"Mas a maneira de contar é nova, eu vou misturar drama e comédia na novela", diz o autor.
O triângulo amoroso terá início no Maranhão e será formado por Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli e Thaís Araújo -que será Preta, a primeira protagonista negra de uma novela da Globo.
Mas o autor diz que não pretende seguir o estilo de Manoel Carlos ("Mulheres Apaixonadas"), famoso por abordar temas polêmicos em suas tramas. Para Carneiro, o fato de a atriz ser negra não roubará as atenções. "Não vou abordar o preconceito racial, não estou escrevendo a história para criar polêmicas", diz. "Comecei pensando a trama a partir da vilã, uma mulher da burguesia carioca que quer dar o golpe do baú. E seu namorado se apaixona por uma mulher pobre. Para frisar bem essa diferença das duas, pensei que a protagonista poderia ser, além de pobre, negra."
O elenco foi todo escolhido por Carneiro em parceria com Silvio de Abreu, seu "padrinho" na novela. E, diferentemente do que se viu em "Kubanacan", que entra amanhã em sua última semana tendo batido recorde no número de participações especiais, com muitos personagens e trama complicada, a estréia de Carneiro vai ser mais simples. O elenco tem apenas 24 atores. "É intencional, sempre gostei de novela enxuta. Acho melhor partir de poucos personagens do que ter uns 60 na mão e não saber o que fazer."
Um deles, no entanto, vai ser duplo: Gianecchini vai viver os gêmeos Paco e Apolo, separados no nascimento e que passam a vida sem se conhecer.
Paco é rico, filho de um milionário, mas despreza o pai e sua fortuna. É ele que namora a personagem de Giovanna Antonelli e que vai se apaixonar por Preta.
Apolo é o filho mais velho de uma família de lutadores. Até que, como em qualquer novela que se preze, os gêmeos se encontram em um acidente. Um deles (Apolo) desaparece, e Paco, sem saber, é levado para a casa do irmão como se fosse ele.
Carneiro teve supervisão de Abreu, com quem trabalha na novela desde abril, até o capítulo 36. Depois, caminhará com as próprias pernas. (CC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rivalidade: TVs enfrentam domínio global nas novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.