São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

RIVALIDADE

Record, Band e SBT se armam para produzir folhetins neste ano e desafiam hegemonia da emissora carioca

TVs enfrentam domínio global nas novelas

RODRIGO RAINHO SILVA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A hegemonia da TV Globo nas novelas, ainda aparentemente inabalável, terá que resistir à reação de três concorrentes. As paulistas Record, Band e SBT decidiram investir no filão em 2004.
A Bandeirantes anunciou parceria com a produtora portuguesa NBP e a exibição de duas novelas e uma série. A atriz portuguesa Sofia Alves interpreta as gêmeas Luísa e Leonor no drama "Olhos d'Água", que estréia amanhã, às 16h, com reprises no dia seguinte, às 9h30. A trama não foi escolhida à toa; conquistou 60% de participação de audiência em Portugal.
"Morangos com Açúcar", outra novela, chega em março, e "Olá, Pai!", comédia de um pai trapalhão e um bebê, cuja primeira temporada está no ar em Portugal, estréia hoje, às 19h.
Marcelo Parada, vice-presidente da Band, diz que a parceria traz um "novo pólo de produção nacional e exportador, com o objetivo de tornar a Band reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus produtos". "As novelas da NBP [exibidas pela TVI] bateram a Globo lá. Foi a primeira produtora que rompeu a hegemonia de muitos anos de novelas globais exibidas em Portugal".
Segundo Parada, o objetivo da associação é trazer para o Brasil a experiência em produção de grande escala, como feito no Projac e na Fábrica de Novelas do complexo Anhangüera. "Se a economia brasileira caminhar bem em 2004, vamos retomar a produção nacional de telenovela já no segundo semestre", afirma. "Meu Pé de Laranja Lima" (99) foi a última novela nacional da Band.
Antonio Parente, presidente do Conselho de Administração da NBP, acredita num novo pólo de talentosos jovens. Para enfrentar a crise criativa do mercado brasileiro, incapaz de promover jovens ao comando autoral das novelas, a NBP e a Band planejam uma oficina de autores luso-brasileira. "Em Portugal, tínhamos esse mesmo problema no roteiro. Criamos a "Casa da Criação", selecionamos três veteranos autores e treinamos novos escritores", diz.
A outra emissora no front contra a Globo, a Record, fechou parceria com a Casablanca (criadora de "Turma do Gueto") para produzir "Metamorphoses", com direção de Tizuka Yamazaki ("Kananga do Japão") e roteiro nacional. Deve estrear em março, em horário ainda indefinido.
Somente na defensiva, o SBT renovou o contrato de parceria com a mexicana Televisa. Fechada em 2000, acabaria em 2005. Mas a emissora decidiu estender por mais três anos a compra de roteiros enlatados, até 2008. "O resultado tem sido satisfatório", informa o SBT, em nota oficial. A próxima estréia é a trama mexicana "A Outra", às 20h30, sucessora de "Canavial de Paixões".
Corre nos bastidores que Silvio Santos, pelo menos neste semestre, não deve abrir espaço para jovens e veteranos escritores brasileiros. A não ser que a ofensiva de Record e Band, postulantes à vice-liderança em audiência, faça o rei do baú mudar de idéia.


OLÁ, PAI! Quando: hoje, às 19h, na Band.

OLHOS D'ÁGUA. Quando: de seg. a sex., às 16h, na Band, com reprises no dia seguinte, às 9h30.



Texto Anterior: Roteirista estréia na TV em "Da Cor do Pecado"
Próximo Texto: Farsa, tragédia e comédia em palco italiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.