São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Pelo poder, Cultura abre filial em Brasília

Divulgação
OLHAR Teri Hatcher, Eva Longoria e Marcia Cross em cena da segunda temporada de "Desperate Housewives" (vencedora do Globo de Ouro de série de comédia), que estréia no Sony em 16/2

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Emissora mantida pelo Estado de São Paulo, a Cultura terá uma filial em Brasília a partir de abril. A TV fechou um acordo com a Fundação Educativa Apoio, concessionária de um canal no Distrito Federal, o 43, que passará a repetir seu sinal na íntegra.
A Cultura alugará os estúdios da TV Apoio para produzir programas em Brasília _principalmente o "Roda Viva" com autoridades de outros países em passagem pela cidade e duas ou três edições por semana do "Opinião Nacional". Também promete reforçar sua estrutura jornalística na capital (está tentando contratar o jornalista Ricardo Noblat).
O investimento da Cultura em Brasília evidencia racha na rede de TVs públicas por divergências entre o PT e o PSDB. Até o final do governo FHC, a Cultura era quase toda retransmitida em Brasília pela TV Nacional, canal aberto da Radiobrás, estatal federal. A TV de São Paulo (Estado governado pelo PSDB) também está tendo atritos com a TVE do Rio (sustentada pelo governo federal).
"Hoje, a TV Nacional virou canal de divulgação do governo federal com um pouco de programação da TVE e da Cultura. Assim, ficamos fora do centro do poder político", diz Marcos Mendonça, presidente da Cultura.
Para a Cultura, mais importante do que o sinal aberto da TV Apoio é a emissora estar na TV paga do DF. "O poder decisório de Brasília está no cabo", afirma Mendonça.

OUTRO CANAL

Bandeira 1 Operadora de TV paga do Grupo Silvio Santos (que tem como diretor-geral Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio Santos e consultor do SBT), a TV Alphaville (Grande SP) está deixando a associação NeoTV e se filiando à Net Brasil, da Globo. Assim, passará a ter os mesmos canais das operadoras Net, como SporTV, Globonews, Telecine e GNT, além de "pay-per-view" de "BBB".

Bandeira 2 A NeoTV é a entidade que representa operadoras que tinham como principal trunfo os canais HBO, como a TVA. A associação trava batalha no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra a Net Brasil pelo direito de transmitir o canal SporTV. Diferentemente da Net Serviços (que são operadoras da Globo/Telmex), a Net Brasil é uma licenciadora de canais e marcas (inclusive a própria Net).

Semente O episódio exibido domingo pelo GNT de "Weeds" foi o último da primeira temporada da série cult, que acaba de ganhar um Globo de Ouro (de melhor atriz de comédia para Mary-Louise Parker). A segunda temporada, segundo o GNT, só deve estrear no segundo semestre. Até lá, a primeira será reprisada.

Articulação O apresentador Gugu Liberato está tentando emplacar Vildomar Batista, ex-diretor do "Show do Tom" (Record), como novo diretor do "Domingo Legal" (SBT).


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Fashion Bicha! A Volta das Minhocas Esquálidas!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.