São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

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É a crise. Sorria!

Semana de desfiles começa hoje celebrando a felicidade brasileira; Paulo Borges, diretor do evento, planeja concurso nacional de moda na forma de reality show e organiza Fashion Rocks no Rio

Bob Wolfenson
Isabeli Fontana posa como Carmen Miranda em foto de Bob Wolfenson que será exposta na SPFW


ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA
VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo treme de medo com a crise econômica, e o pessimismo se espalha pelos quatro cantos do globo. No entanto, quando a São Paulo Fashion Week abrir as portas, hoje, a palavra de ordem no pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, será o oposto do baixo astral planetário. Será felicidade. E alegria. E euforia à brasileira.
Os ""brasileirismos" e a "felicidade brasileira" são os temas da temporada outono-inverno 2009 do principal evento de moda do país. Segundo o diretor e criador da SPFW, Paulo Borges, a apologia da felicidade não foi pensada, porém, como contraponto otimista ao momento histórico. "Foi coincidência, já tínhamos planejado tudo há dois anos. Nossa intenção é discutir a felicidade como dado essencial de nosso imaginário e de nossa identidade."
Toda a cenografia da SPFW, concebida por Daniela Thomas e Felipe Tassara, bem como as exposições, foram criadas para espelhar um clima exuberante de alegria.
Celebridades, como Camila Pitanga e Daniela Mercury, foram fotografadas por Bob Wolfenson com turbantes a la Carmen Miranda. Seus retratos, em reproduções de oito metros, serão expostos na Bienal, onde também acontece uma mostra de 95 roupas originais da cantora.
O ícone "smile" (desenho representando um sorriso), que está fazendo 40 anos, ganhará novas versões feitas por artistas numa instalação. "O smile é o ícone global da alegria, e a bola é o grande brinquedo do brasileiro", diz o diretor da SPFW. Instalações sonoras e com TVs evocarão momentos de euforia coletiva no país, como as torcidas de futebol e o Carnaval.
Apesar de as 40 grifes não precisarem seguir o tema da organização, a felicidade, a brasilidade e a festa comparecem em um ou outro desfile.

Orquestra e Gisele
A abertura de hoje, antes do desfile da grife FH (do estilista Fause Haten), terá uma apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, formada por jovens deste bairro da periferia de São Paulo. Para o encerramento, na sexta, a grife Neon promete um grande desfile-baile, conduzido "tanto por canções tradicionais quanto por música disco frenética", conta o estilista Dudu Bertholini. Gisele Bündchen é a estrela de hoje, no show da Colcci.
O custo do evento será de cerca de R$ 7 milhões -o último ficou em R$ 6 milhões. A maior parte é bancada por patrocínios. "Não economizamos em nada", afirma Borges.
A organização da SPFW também tem seus motivos para estar feliz. Em agosto passado, o grupo de gestão de marcas Inbrands adquiriu boa parte das ações da empresa Luminosidade, que produz o evento, permitindo novos investimentos.
A Luminosidade era comandada por três sócios. Dois deles, fora Borges, venderam suas ações à Inbrands -que é também dona das grifes Ellus, Alexandre Herchcovitch e Isabela Capeto. "A SPFW nos interessou porque é uma marca forte, uma das maiores fashion weeks do mundo, estratégica para o mercado de moda e com uma gestão excepcional", diz o presidente da Inbrands, Gabriel Felzenszwalb.
Borges continua diretor criativo da SPFW e, na Luminosidade, permanece como presidente e sócio minoritário e crescente, ou seja, com chances de aumentar sua participação. O valor das negociações não foi revelado.

Moda na TV
As mudanças -e os investimentos- devem permitir que Borges realize planos que ele acalenta há anos. "A Inbrands entrou com um planejamento de crescimento, para viabilizar os projetos. Hoje tenho mais garantias para poder crescer", afirma o diretor da SPFW, na nova sede da Luminosidade, uma mansão na Bela Vista.
O principal destes projetos é a realização do Hot Spot, um concurso de talentos de moda, feito em diversas regiões do país, que seria transmitido pela televisão, à maneira de um reality show. Culminaria num programa final de premiação em São Paulo. A empresa já começou a negociar com emissoras de TV e anunciantes.
Borges também tem planos de levar o conteúdo expositivo da SPFW para outras partes do país, junto com palestras e workshops, e assumiu a curadoria do primeiro Fashion Rocks no Brasil, que acontece em maio, no Rio.
O evento -que é realizado desde 2003 na Europa e nos EUA- reúne desfiles de moda com apresentação de cantores e bandas. Para o show no Rio, a organização pretende ter a presença de Shakira, Timbaland, Beyoncé e outros. A lista final dos participantes, inclusive estilistas brasileiros, deve ser divulgada durante a SPFW.


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