São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

"Ausência de Gil cria disputa interna", diz Pinho

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

Leia abaixo principais trechos da entrevista de Roberto Pinho.

Folha - Como o senhor recebeu a notícia da sua demissão?
Roberto Pinho -
É tão absolutamente absurdo esse comportamento de Gil... Um cara que é meu amigo, meu bicompadre [Pinho é padrinho de Preta, filha de Gil, e o ministro é padrinho de Aza, filha de Pinho].

Folha - Juca Ferreira afirmou que o sr. foi "maquiavélico" ao coletar a assinatura de Gil para um projeto em questionamento.
Pinho -
Tem uma grande disputa de poder interno aí. Esse grupo [de Juca Ferreira] está disputando o poder total em torno do Gil e infelizmente conseguiram cercear o ministro. Eles queriam tudo, menos essas BACs, porque elas estavam na minha secretaria.

Folha - Por que a urgência?
Pinho -
A Petrobras [que financiaria as BACs] deu prazo até o dia 19/12 para repassar o dinheiro. Tínhamos então que providenciar o termo de parceria do MinC com o Ibrac [Instituto Brasil Cultural].

Folha - E por que criar o Ibrac para executar as obras? Há uma acusação de que só amigos do senhor faziam parte da organização.
Pinho -
A Petrobras não poderia doar a verba diretamente para o ministério. Era necessário criar uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), no caso, o Ibrac, para uma parceria. E para o Ibrac eu tinha que trazer quem? Inimigo, gente desconhecida? O próprio Gil participou. O nome de cada convidado foi submetido a ele.

Folha - Antonio Risério [assessor de Gil que se demitiu em solidariedade a Pinho] diz que Gil só viaja e quem manda no MinC é Ferreira.
Pinho -
Isso é verdade. As viagens são importantes para o governo, mas para o ministério o reflexo é zero. Aumentou o Orçamento? Não. A Loteria da Cultura saiu? Não. A ausência do Gil favoreceu a disputa de poder interna e paralisou o ministério.


Texto Anterior: Ilustrada: Três se demitem da Cultura, e Gil questiona permanência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.