São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Futura relembra charges de J. Carlos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Numa época em que a fotografia ainda não dominava a mídia, eram os desenhos e as charges de artistas que serviam de registro de um Rio de Janeiro em ebulição, no começo do século 20. Um dos melhores foi o cartunista J. Carlos (1884-1950), famoso pelos traços elegantes e tema de um documentário do canal Futura.
Gravado por seu bisneto, o programa traz a trajetória do artista a partir de desenhos, como charges políticas, a bagunça dos Carnavais e as transformações da cidade. "Você pode acompanhar no trabalho dele toda a evolução da moda", diz uma especialista na obra de J. Carlos, citando os vestidos da "belle époque" dos anos 10, o estilo melindrosa dos anos 20, evoluindo até os anos 50 e as saias mais curtas.
Eram desenhos como os seus, e não fotografias, que estampam capas de revistas importantes do período, como a "Fon-Fon", "O Malho", "Paratodos" e "A Careta". Foi nesta última, aliás, que apareceu um desenho seu com um papagaio verde dando adeus ao Brasil, rumo a Hollywood. Tempos depois surgia Zé Carioca, de Walt Disney.
O americano havia visitado o país e convidado J. Carlos para trabalhar nos EUA. A proposta foi recusada, e só o papagaio malandro embarcou, servindo de esboço para Zé Carioca. (FERNANDA EZABELLA)


J. CARLOS - A FIGURA DA CAPA

Quando: amanhã, às 20h30
Onde: canal Futura
Classificação: livre



Texto Anterior: Saiba mais: Alemão foi pioneiro no uso de vídeo
Próximo Texto: Crítica: Homem-Aranha é o mais adulto dos super-heróis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.