São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV Cultura estréia hoje terceira série de documentários

Canal inicia a programação do projeto "DocTV" com "Os Negativos", filme dirigido por Ángel Díez sobre o fotógrafo Pierre Verger e a editora Arlete Soares

Divulgação
"Uma Encruzilhada Aprazível", que passa na próxima semana


DA REPORTAGEM LOCAL

As fotografias de Pierre Verger (1902-1996) poderiam estar perdidas para sempre se não fosse o trabalho de edição de Arlete Soares. Responsável pelos primeiros livros de imagens de Verger, Arlete se tornou bastante próxima dele durante os anos em que o fotógrafo viveu em Salvador.
A relação entre os dois está documentada na produção baiana "Os Negativos", dirigida por Ángel Díez. O filme dá início hoje, às 23h, à terceira edição do programa "DocTV", na TV Cultura.
Usando o depoimento de Arlete como fio condutor, o vídeo apresenta parte da história de Verger, que ela conheceu em Paris, em 1969. Dez anos depois, Arlete, que também é fotógrafa, criou a editora Corrupio especialmente para produzir os livros dele.
"Os Negativos" é o primeiro de 35 documentários, produzidos em todos os Estados do país, a ser exibidos nesta terceira série do programa. Parceria entre o ministério da Cultura, TVs públicas e instituições ligadas aos governos estaduais, o "DocTV" viabiliza a produção de documentários em todo o país e a transmissão deles pela rede pública de TV.
Dentro do projeto, já foram realizados 114 filmes -selecionados por meio de concursos estaduais- e 44 oficinas para mais de 1.300 documentaristas. Entre os filmes que já passaram pelo "DocTV", está uma primeira versão de "Acidente", sob direção de Cao Guimarães e Pablo Lobato, que rodou festivais internacionais como Sundance e Locarno.

É Tudo Verdade
Para esta edição, foram selecionados filmes como o paulista "Handerson e as Horas", dirigido por Kiko Goifman, que passa em outubro na TV Cultura; e o gaúcho "Lutzenberger: For Ever Gaia", de Otto Guerra e Frank Coe, que está previsto para 13 de maio.
Ambos integram a programação do Festival É Tudo Verdade, que começa na próxima quinta-feira, em São Paulo, e sexta, no Rio.
Na semana que vem, a atração do "DocTV" será o documentário "Uma Encruzilhada Aprazível", dirigido por Ruy Vasconcelos e rodado em um entroncamento rodoviário no sertão do Ceará.


DOCTV
Quando:
hoje, às 23h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Globo tenta "vacina" contra a concorrente
Próximo Texto: São Paulo repagina livrarias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.