UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Los Hermanos, o White Stripes e a internet

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pois, então. "Ventura", o terceiro disco do adorado grupo indie carioca Los Hermanos, vazou na internet, no que deve ser o caso do primeiro disco de banda brasileira a ser vorazmente baixado da rede na história, bem antes de seu lançamento.
Um levante de amigos e indies em geral se dividiram na hora de opinar sobre a validade de descarregar da rede ou não o CD dos Hermanos, por causa da velha questão de ética, pirataria, dificuldade na sobrevivência de uma banda brasileira etc.
Quando há alguns meses apareceu o White Stripes novo na internet, "Elephant" (lançado oficialmente na semana passada no Brasil), o disco pulou de computador em computador em uma velocidade impressionante.
A banda não curtiu muito, a gravadora nem um pouco e a dúvida se o expresso download iria atrapalhar as vendas do CD pairou até o dia de seu lançamento.
"Elephant" já vendeu perto de 200 mil cópias na Inglaterra, em duas semanas de loja. Por isso, há duas semanas é o CD número um das paradas britânicas. Nos EUA, é o "hot shot debut" da parada da "Billboard", cravando nesta segunda semana o milionário 6º lugar, estupenda performance para uma dupla estranha de blues punk sem baixo na formação que ousa invadir lugares frequentados por Celine Dion, Norah Jones, Linkin Park e outros artistas do tipo.
No Brasil, como pequena amostragem, o disco do White Stripes é o 7º mais vendido do site Submarino entre as ofertas internacionais. Um sucesso, dados o tipo de som dos Stripes e quem costuma liderar essas listas de mais vendidos do site de compras.
Portanto, se os Los Hermanos e as gravadoras têm algo a temer em termos de vendagem, não deveria ser a revolução começada com o Napster em 1999/2000. Porque essa ninguém conseguirá deter e, pelo já demonstrado, não atrapalha quando o artista é bom.
"Cara Estranho", o bom primeiro single de "Ventura", ganhou nova data para entrar nas rádios brasileiras. Agora é no próximo dia 24. O disco, "Ventura", é o melhor trabalho do grupo carioca, que encontrou a medida certa na produção de rock, música independente e molho brasileiro.
 
Sem essa de MPB ou bossa nova. A música tipo exportação do Brasil, para inglês ver, já faz algum tempo, é o... drum'n'bass. Tanto que a gravadora paulista Trama até junho contará com um endereço em Londres, onde os contatos para shows e discos envolvendo os DJs Fernanda Porto e Patife sejam mais bem conduzidos.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Roger & Lucila: Sonho marroquino
Próximo Texto: A febre
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.