São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sapo Cururu traz filmes e shows

DA ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE

A noite de anteontem em Recife não foi apenas dos festivais Abril pro Rock e Cine-PE. No centro antigo da cidade, o letreiro do cine AIP anunciava: Sapo Cururu -Mostra de Cinema de Recife.
Foi a primeira edição do evento que pretende unir cinema, artes plásticas e música. Outra sessão está marcada para hoje.
O Sapo Cururu ocupa dois andares de um prédio comercial da década de 70. No 13o, fica o cinema, que pertence a AIP (Associação de Imprensa de Pernambuco), e, abaixo, num salão com vista panorâmica, há shows (os de anteontem eram de Wander Wildner e da banda Paulo Francis Vai para o Céu).
"Tudo surgiu da proposta de unir show e cinema. A cidade estava mesmo carente de outro festival, de perfil independente", diz Felipe Falcão, um dos idealizadores e diretor do programa "Sopa Diária", da TV universitária local, que apresenta bandas e entrevistas.
As atrações cinematográficas da noite foram o documentário "Bethânia Bem de Perto" (1966), de Julio Bressane e Eduardo Escorel, que acompanha a cantora ainda muito jovem por shows, em casa e na rua, além de quatro curtas: "Copo de Leite", de William Cubits Capela, um dos organizadores do evento; "Santa Helena", de Petrônio Loureiro; "A Figueira do Inferno", do coletivo Telephone Colorido; e "Uma Estrela para Ioiô", do carioca Bruno Safadi.
"Precisamos promover situações para que as pessoas possam assistir aos nossos curtas", diz Capela, que também é articulador do Telephone Colorido.
Para a exibição, os organizadores instalaram um projetor "portátil", de 600 kg, no meio da platéia de 160 lugares, já que a sala atualmente passa apenas "blockbusters" em DVD.
Os filmes que serão exibidos hoje foram escolhidos pelo Cachaça Cineclube, evento que acontece há dois anos no cine Odeon, no Rio. Já a atração musical é pernambucana, a banda Três ETs Records, que mistura marionetes e música.

Texto Anterior: Cinema: "No Meio da Rua" une dois mundos na tela
Próximo Texto: Artes plásticas: Biografias investigam a violência em Bacon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.