São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cormac McCarthy ganha o Pulitzer

Autor venceu na categoria ficção com "The Road'; Lawrence Wright, que vem à Flip, também foi premiado

DA REPORTAGEM LOCAL

Os vencedores do Pulitzer Prize 2007 foram anunciados anteontem pela Universidade Columbia (de Nova York), que aponta anualmente, desde 1917, os destaques da literatura, do jornalismo e das artes. O romance "The Road" (A Estrada), de Cormac McCarthy, levou o prêmio de melhor ficção. O livro acompanha a jornada de pai e filho por uma América pós-apocalíptica, coberta de cadáveres e cinzas.
Já Lawrence Wright foi lembrado na categoria não-ficção por "The Looming Tower: Al-Qaeda and the Road to 9/11" (A Torre Distorcida: Al-Qaeda e o Caminho para o 11/9), em que o autor retraça a trajetória de cinco personagens ligados aos atentados terroristas de seis anos atrás, entre eles Osama Bin Laden e o então chefe da unidade contraterrorista do FBI em Nova York, John P. O'Neill. O autor virá ao Brasil neste ano para participar da 5ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).
No campo da dramaturgia, David Lindsay-Abaire foi reconhecido pela peça "Rabbit Hole" (Toca de Coelho), perfil de uma família de classe média alta enlutada pela morte do filho de quatro anos. O júri também agraciou Debby Applegate por "The Most Famous Man in America: The Biography of Henry Ward Beecher" (O Homem Mais Famoso da América: A Biografia de Henry Ward Beecher), sobre o pastor abolicionista do século 19.
No gênero poesia, Natasha Trethewey venceu por "Native Guard" (Guarda Nativo), em que mescla referências ao seu Mississippi natal e à vida de sua mãe. Já "The Race Beat: The Press, the Civil Rights Struggle, and the Awakening of a Nation" (O Pulsar da Raça: A Imprensa, a Luta pelos Direitos Civis e o Despertar de uma Nação), dos jornalistas Gene Roberts e Hank Klibanoff, recebeu o prêmio na categoria "história".
Na seção voltada ao jornalismo, "The Wall Street Journal" foi a única publicação a levar dois prêmios. O raio-x do avanço do capitalismo na China deu ao jornal a menção na categoria "reportagem internacional"; a história sobre a concessão de opções de ações a executivos norte-americanos (cuja publicação resultou na demissão de cerca de 70 deles) valeu ao jornal o reconhecimento na área de "serviço público".
Outros periódicos lembrados foram "The Birmingham News" (jornalismo investigativo), "The Oregonian" (notícia) e "The New York Times" (texto), entre outros.
Também destacou-se a contribuição do autor de ficção científica Ray Bradbury e do jazzista John Coltrane a seus respectivos gêneros.


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Dias que abalaram o mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.