São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flip terá Edna O'Brien, biógrafa de Joyce

Escritora irlandesa dividirá mesa com a crítica francesa Catherine Millet; 11 convidados estrangeiros estão confirmados EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Autora de uma das mais respeitadas biografias do escritor irlandês James Joyce (1882-1941), a irlandesa Edna O'Brien, 78, dividirá o palco da 7ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 1º a 5 de julho, com a crítica e escritora francesa Catherine Millet, 61.
"James Joyce", de O'Brien, foi lançado no Brasil dentro da coleção "Breves Biografias" da editora Objetiva, que pretende reeditar o livro para a Flip. De acordo com Flavio Moura, diretor de programação da festa, a biografia "é uma das mais citadas" quando se fala do autor de "Ulisses" e "Retrato do Artista Quando Jovem". Esse segundo livro, a propósito, teria motivado O'Brien a virar escritora.
Moura conta ainda que sua trilogia "Country Girls", que saiu nos anos 60, fez "barulho" na Irlanda por causa da crueza da descrição da vida sexual das personagens femininas.
"Edna é uma das entrevistadas de Philip Roth no livro "Entre Nós", e ele não se cansa de dizer que ela é uma das escritoras de que ele mais gosta na atualidade", afirma Moura.
De O'Brien, também já saiu no Brasil o romance "Dezembros Selvagens", pela Bertrand Brasil. No fim de junho, a Record lançará "A Luz da Noite".

Programação
Com O'Brien, a Flip já tem 11 nomes estrangeiros confirmados. Do elenco nacional já estão certas as presenças de Chico Buarque (que acaba de lançar seu quarto romance, "Leite Derramado", e dividirá mesa com Milton Hatoum) e Cristovão Tezza. Haverá também uma mesa com os quadrinistas Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Coutinho e Rafael Grampá.
Segundo Moura, faltam "quatro ou cinco nomes" para fechar a lista de convidados estrangeiros. No mês que vem, serão divulgadas a lista completa de convidados, a composição e horários das mesas, e as informações de vendas de ingressos.
O elenco variado, que reúne escritores veteranos como o português António Lobo Antunes e o mexicano Carlos Fuentes, e ainda convidados ligados à História (Simon Schama) e ao "new journalism" (Gay Talese), tem também forte sotaque francês, com a presença de Atiq Rahimi (vencedor do prêmio Goncourt 2008), Sophie Calle e Catherine Millet, que vêm ao país numa das primeiras caravanas de convidados do Ano da França no Brasil.
Para Moura, um dos destaques da programação, que este ano será "mais enxuta", é a presença do escritor britânico Richard Dawkins, autor de "Deus, um Delírio" (Companhia das Letras), e uma das principais figuras nas comemorações do bicentenário do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), e dos 150 anos do clássico "A Origem das Espécies".
"A vinda de Dawkins, num ano em que ele vem sendo tão solicitado, demonstra que a Flip já tem um grande peso no calendário internacional de eventos literários", diz Moura.

Flip Casa da Cultura
Moura também adianta que a programação paralela, a Flip Etc, passará a se chamar Flip Casa da Cultura, para reforçar a ideia de que se trata de uma extensão da programação oficial, que acontece nas tendas dos Autores e da Matriz.
O espaço, que também fica no centro histórico de Paraty, vai abrigar parte dos eventos ligados ao poeta Manuel Bandeira (1886-1968), homenageado deste ano, e encontros com outros convidados do Ano da França no Brasil.


Texto Anterior: Livros/Crítica/"O Resto É Ruído - Ouvindo o Século 20": Ross biografa século desnorteador
Próximo Texto: Poesia: Palestra e recital focam o Ano da França
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.