São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Da Magia à Sedução
SBT, 14h30.

(Practical Magic). EUA, 1998, 105 min. Direção: Griffin Dunne. Com Sandra Bullock, Nicole Kidman, Dianne Wiest, Stockard Channing, Aidan Quinn. Família de bruxas sofre com uma maldição: os homens por quem se apaixonam morrem rapidinho. Conseguirá Sandra Bullock mudar essa tradição secular? Elenco ilustre em fantasia romântica que não emplacou, mesmo tendo Tim Burton como um dos produtores.

Forças do Destino
Globo, 15h50.

(Forces of Nature). EUA, 1999, 105 min. Direção: Bronwen Hughes. Com Ben Affleck, Sandra Bullock. Noivo bem comportado prepara-se para o casamento, na Georgia. No trajeto de Nova York até lá, no entanto, encontra uma garota bem atirada. Quer dizer, carbono de "Levada da Breca" (1938).

Um Diabo Diferente
SBT, 22h30.

(Little Nick). EUA, 2000. Direção: Steven Brill. Com Harvey Keitel, Adam Sandler, Patricia Arquette. Às voltas com uma rebelião familiar, o demônio (Keitel) tem de recorrer ao filho caçula, Nick (Sandler), para não perder seus poderes. Mas Nick é um adolescente, portanto confuso, incapaz de distinguir com clareza o bem do mal, entre outras coisas.

Intercine
Globo, 1h25.

Os filmes "O Rio do Desespero" (1984, de Mark Rydell, com Sissy Spacek, Mel Gibson) e "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1990, de John McTiernan, com Sean Connery, Alec Baldwin) disputam o espaço da terça.

Uma Proposta Perigosa
SBT, 2h.

(Dangerous Dowry). Alemanha, 1996. Direção: Dennis Satin. Com Katja Riemann, Hannes Jaenicke. Russo oferece US$ 1.000 a taxista de Berlim, para que se case com ele. Ele precisa de um visto de permanência. Mas há um problema maior: ele está querendo largar a máfia russa. Mas a máfia russa não pretende largá-lo fácil assim.

A Caçada
Globo, 3h40.

(Fled). EUA, 1996. Direção: Kevin Hooks. Com Laurence Fishburne, Stephen Baldwin, Will Patton. Dois detentos que conseguem se evadir são devidamente perseguidos pela polícia. A fuga e o envolvimento com a máfia cubana fornecem os ingredientes de aventura necessários a animar o filme, desde que as expectativas não sejam lá muito grandes.

Othello
SBT, 3h55.

EUA, 1995, 123 min. Direção: Oliver Parker. Com Laurence Fishburne, Kenneth Branagh, Irène Jacob, Nathaniel Parker. Uma versão do "Othello" de Shakespeare serve, basicamente, a se comparar (desfavoravelmente) ao "Othello" de Orson Welles. Dito isso, aqui Branagh faz Iago, que enche de ciúmes a cabeça do mouro Othello (Fishburne), casado com a bela Desdêmona (Jacob), com as trágicas conseqüências tão bem conhecidas. Um "Othello" decente. (IA)

O interesse do desinteressante

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem passasse diante da loja de "O Homem do Prego" (Film & Arts, 19h) dificilmente se deteria -a menos que precisasse penhorar alguma coisa.
É um lugar pouco atraente que, para completar, tendemos a preencher com nossas fantasias a respeito desse homem. A começar pela ganância que lhe atribuímos.
Não é, portanto, um mérito pequeno, o de Sidney Lumet, que transformou esse personagem num filme bem-sucedido. E, para além de nossos pequenos preconceitos, mostrou quem era esse judeu do prego, começando por sua passagem por um campo de extermínio, durante a Segunda Guerra.
Também em preto-e-branco, mais suave, porém não menos interessante, é "Ed Wood" (Cinemax, 19h45), de Tim Burton.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Brad Pitta em Tramóia!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.