São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

As imagens de Hiroshima

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os primeiros minutos de "Hiroshima Mon Amour" (TV5, 13h25), de Alain Resnais, são fortíssimos. A francesa diz ao amante japonês sobre ter estado em Hiroshima. Ele teima que não, que ela jamais esteve em Hiroshima. Ela rebate, dizendo que esteve lá, e conta sobre o que viu no museu. As imagens mostradas são brutais, algumas de 1945, de documentários sobre o horror da bomba. Outras são encenações. E há as da Hiroshima de 1959, filmadas por Resnais. Todas estão sob mesmo estatuto.
Uma das questões é a impotência da imagem em dar a real dimensão das experiências. Mas, logo depois, a francesa contará sobre um amor do passado, e os flashbacks filmados por Resnais usam outra atriz. Mesmo representação, a imagem é o único meio de aproximação com as coisas aqui.

TV ABERTA

Meu Primeiro Amor - Parte 2
Globo, 16h.
(My Girl 2). EUA, 1994, 98 min. Direção: Howard Zieff. Com Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Anna Chlumsky, Austin O'Brien. A jovem Vada (Chlumsky), que no primeiro filme namorou Macaulay Culkin, agora sai em busca de seu passado (em particular da mãe, que morreu há anos). A pequena Chlumsky atua bem, mas está dublada, vale lembrar ao espectador. E daí a pergunta: por que alongar história que já era tão chata?

Questão de Honra
Record, 21h30.
(A Few Good Men). EUA, 1992, 138 min. Direção: Rob Reiner. Com Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore, Kiefer Sutherland, Kevin Bacon. Cruise, jovem oficial designado para investigar assassinato de um soldado numa base militar, indispõe-se com o comandante local, um provável suspeito do crime. Questão de caserna, em produção acima da média, mas, no frigir dos ovos, sem muito a dizer.

Corrida Rumo ao Sol
Record, 22h.
(Race the Sun). EUA, 1996, 99 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Halle Berry, Casey Affleck, James Belushi, Elisa Dush Ku. Alunos de última categoria do Havaí, devidamente motivados por uma professora genial, reabilitam-se e acabam criando um belo projeto: um carro movido a energia solar. Com a construção do automóvel revolucionário, os alunos ainda participam de uma competição nos desertos da Austrália. O filme é baseado numa história verídica.

Intercine
Globo, 1h50.
A emissora oferece como opções a comédia "Adivinhe Quem Vem para Roubar" (1977, de Ted Kotcheff, com Goerge Segal, Jane Fonda) e o drama "Nunca É Tarde para Recomeçar" (2000, de Rod Holcomb, com Sissy Spacek, Beau Bridges).

Anjo Perverso
Globo, 3h30.
(Bad to the Bone). EUA, 1997. Direção: Bill L. Norton. Com Kristy Swanson, Jeremy London, David Chokachi, Christine Tucci, Ben Browder. Telefilme sem referências, no qual pérfida (um anjo bastante perverso) impinge seu dileto irmão a assassinar o amante. Ao menos, há certa inversão da fórmula da mulher que usa amante para matar marido.

See You in the Morning
SBT, 3h30.
(See You in the Morning). EUA, 1989, 119 min. Direção: Alan J. Pakula. Com Jeff Bridges, Alice Krige, Farrah Fawcett, Drew Barrymore, Frances Sternhagen. Drama no qual marido recém-divorciado e carente apaixona-se por viúva que tinha casamento mais que perfeito. Filhos, lembranças tristes e outras tranqueiras serão problemas a serem resolvidos. Pakula ingressa num gênero no qual não é muito sua praia, mas, com elenco muito exemplar, não se sai de todo mal. Exibição restrita para São Paulo. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Lucianta Gimenez tem cérebro obeso!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.