São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SHREK 2"

John Cleese, dublador no longa, afirma que o formato é essencial para a abordagem de algumas temáticas

Ex-Monty Python exalta as animações

Divulgação
O personagem Shrek e o Gato de Botas em cena de "Shrek 2", animação que estréia hoje no Brasil


JENNIFER SENIOR
DO "NEW YORK TIMES"

Mais do que qualquer outro ator saído do Monty Python, John Cleese tem tido uma carreira rica, imprevisível e diversificada -como astro de seu seriado próprio ("Fawlty Towers"), roteirista e diretor ("Um Peixe Chamado Wanda"), divulgador, criador de vídeos de treinamento para empresas, autor de livros de psicologia.
Entretanto, por mais que sua atenção seja desviada para outros caminhos, Cleese, 64, nunca se distanciou do showbiz, mesmo que seja apenas para ser ouvido. Um exemplo é "Shrek 2", que estréia hoje no Brasil, em que ele faz a voz do rei Harald, um monarca racional que tenta impedir o casamento de sua filha, Fiona (dublada por Cameron Diaz), com o personagem-título (Mike Myers).
Leia trechos da entrevista.
 

Pergunta - Por que os atores engraçados dos quais me lembro estão em animações, no cinema ou na TV? Você, Mike Myers, Albert Brooks, o elenco de "Simpsons"...
John Cleese -
Acho que a animação está assumindo uma importância diferente daquela que tinha antigamente. Anos atrás, ninguém sabia quem fazia as vozes em "Bambi". Agora, não apenas são atores que estão fazendo animação, mas roteiristas jovens também. Neste momento, estou escrevendo um filme de animação para a DreamWorks.

Pergunta - Sobre o quê?
Cleese -
Homens das cavernas...

Pergunta - O que é que a animação tem de tão atraente?
Cleese -
Acho que ela oferece uma gama de temas que você não tem muito como tratar a não ser que sejam animados. Até hoje, ainda não vi um filme bom sobre a relação entre cães e gatos.

Pergunta - É mais difícil envelhecer com graça em uma comédia?
Cleese -
Não, acho que não. Como Michael Caine: se ele aparece na tela, todo mundo sabe que é Michael Caine, e as pessoas não se dão conta de que ele está com 130 anos. Porque é Michael Caine, e nós amamos Michael Caine desde sempre, então o que enxergamos é apenas Michael Caine. Não pensamos "quem é esse homem extraordinariamente velho?".

Pergunta - Entre a turma do Monty Python, Terry Gilliam é quem teve mais sucesso em Hollywood. É porque ele é americano?
Cleese -
Não, acho que não. Só é preciso querer continuar.


Tradução Clara Allain


Texto Anterior: Crítica: Diretora partilha dores de "serial killer"
Próximo Texto: Crítica: Sátira ao cinema garante boas piadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.