São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

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Desfiles e estilistas já apontam novas tendências para o verão

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Reinaldo Lourenço é quem abre o dia de desfiles de hoje na São Paulo Fashion Week e é também um dos mais esperados pelos fashionistas. Sua inspiração vem dos dândis, e o grande trunfo da coleção é "a briga de estampas", uma das novas tendências para o verão, que também apareceu na passarela de Alexandre Herchcovitch e da Cavalera. Deverá ser tendência para a estação como um todo.
O foco da coleção é a camisaria e seus tecidos clássicos, usados pelo estilista também na construção de calças sarouel (outra forma importante do verão). Entre as estampas, folhagens tropicais bem coloridas. Quem abre o desfile é Jeísa Chiminazzo (que também abriu para Herchcovitch).
Estampas tropicais servem de inspiração para a marca de moda praia Água de Côco, de Liana Thomaz. Seu "Paraíso Tropical" usa a exuberância da fauna e da flora brasileira como tema, com tucanos, bananas e helicônias. "Uma novidade é o uso do preto para o verão", antecipa Liana, que chamou a designer Sandra Fukelmann para decorar uma série limitada de maiôs e bolsas. Quem abre o desfile é Ana Beatriz Barros (que também fez a abertura para a Cavalera).
Outra marca de moda praia que desfila hoje é a Cia. Marítima, de Benny Rosset, que trabalha estampas do universo do surfe, como hibiscos, orquídeas e florais havaianos. "Queremos o intercâmbio rua/praia/esportes", diz Benny. Sua marca confirma a tendência tecnológica nos tecidos com uso de náilon peletizado, neoprene estampado, utilizado em roupas de mergulho, agora na moda praia.
Na mineira Alphorria, a inspiração é o caleidoscópio. Na passarela, muitas cores e brilhos (paetês e cristais) nos vestidos, peças-chave da coleção. "No cenário, jogos de espelhos criando efeito de caleidoscópio", diz Marton, cenógrafo do desfile.
Na Cori, a atmosfera será lúdica. "A inspiração mistura universo infantil, parque de diversões, cabaré, cassino e praia", diz Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da marca. A cartela de cores é inspirada no surfwear. Duas novidades chegam à passarela da Cori, o lançamento de uma linha de moda praia e de jeanswear. A silhueta é sexy, e a estamparia foi criada a partir de peças de brechós.
A V.Rom, de Rogério Hideki e Vitor Santos, vem mais sexy nesta temporada e conta com a participação da modelo Ana Claudia Michels em sua passarela de moda masculina. Com cores primárias e fortes (outro hit do verão 2005), a marca se inspira nas grandes festas da mansão da "Playboy" nos anos 70.
A modelo Carol Trentine, nova brasileira a encantar o Planeta Fashion, abre o desfile da Iódice, o último de hoje. A marca de Valdemar Iódice batiza sua coleção de "Toureiro Pop". "Usamos inspiração latina numa coleção sexy, que privilegia o busto marcado por bojos", diz Valdemar. A alfaiataria vem estruturada com calças de cós alto, bordadas como as dos toureiros. Em contraponto, vestidos tomara-que-caia, amplos e volumosos, como quer outra tendência que começa a ganhar forma nas passarelas desse verão.


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