|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Top 25
São Paulo Fashion Week, que começa em 12 de julho, lança calendário e documentário em DVD com as principais modelos brasileiras
ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA
VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL
Não é apenas no futebol que
o Brasil tem um time de craques tão requisitados. As modelos brasileiras formam também um escrete de prestígio internacional, são disputadas
uma a uma pelas grandes grifes
e têm status de estrelas.
No próximo mês, a São Paulo
Fashion Week (SPFW) vai lançar um calendário com imagens de 25 das principais tops
do país e um filme sobre estas
garotas que seduzem tanto o
mundo da moda.
As fotos do calendário, em
discreto preto-e-branco, mostram as modelos em geral seminuas, revelando ora um seio,
ora os dois, ora as pernas muito
esguias, ora quase tudo para a
câmera de Bob Wolfenson, que
deixou todas elas deslumbrantes, com a ajuda de Giovanni
Bianco (na direção de arte) e de
Duda Molinos (beleza).
Carol Trentini, Isabeli Fontana, Jeísa Chiminazzo, Raica,
Gisele Bündchen, Marcelle Bittar, Shirley Mallmann, Luciana
Curtis, Jéssica Pauletto e Camila Finn são algumas das estrelas do calendário e do longa-metragem dirigido por Richard
Luiz, que registrou depoimentos das modelos e foi atrás da
história pessoal de várias delas.
"Só o Brasil pode ter um time
inteiro de modelos de sucesso
internacional. São garotas que,
de repente, com menos de 20
anos, ganham fama mundial e
passam a receber uma fortuna.
Todas elas nasceram na São
Paulo Fashion Week. O calendário e o filme são uma homenagem a essas meninas", diz o
empresário Paulo Borges, diretor da SPFW e idealizador do
projeto com as modelos.
O lançamento do calendário
será durante a próxima temporada de verão da SPFW, entre
12 e 18 de julho, com uma festa
com a presença de várias das
tops. Depois, o calendário será
vendido nas livrarias. O filme
passa no canal a cabo GNT antes de ser lançado para venda
em DVD, em novembro.
África pop
Os lançamentos devem agitar a abertura da SPFW, cujo
tema desta estação será a África. "Não a África étnica ou primitiva, mas aquela que influenciou na miscigenação brasileira
e tem coisas a dizer para o futuro", afirma Borges. Ele prepara
ainda um show multiétnico de
música para a véspera da abertura do evento. Os participantes ainda não estão definidos.
Inspirados nas criativas soluções arquitetônicas adotadas
pela população das favelas de
Soweto, em Johannesburgo
(África do Sul), a diretora e cenógrafa Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara estão
criando os ambientes do Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, onde acontecem os desfiles. "A SPFW vai traduzir a
herança africana e toda a sua
energia numa linguagem pop,
criando um mix entre passado
e atualidade", define Borges.
Nova revista de moda
O empresário viajou duas vezes à África do Sul. Na primeira,
em abril passado, levou um time de 13 pessoas, para pesquisas sobre moda, cultura e estilo.
Na segunda vez, em maio, levou nove convidados -modelos, equipe fotográfica e produtores para realizar os editoriais
da revista "FFW Mag!" (Fast
Forward Magazine), que Borges vai lançar durante a semana
de moda paulista.
Entre as locações africanas
dos editoriais, estão as ruas de
Soweto, o Museu do Ouro e as
paisagens das savanas. Nas fotos, as tops brasileiras Emanuela de Paula e Solange Wilvert foram clicadas por Gui Paganini com looks que estarão
nas passarelas da SPFW.
A revista, que terá 300 páginas e será vendida em bancas,
terá uma entrevista com o cineasta Fernando Meirelles
(que filmou "O Jardineiro Fiel"
no Quênia) e artigos de Gilberto Gil e da top Naomi Campbell,
que escreveu sobre a sua relação com Nelson Mandela.
A "FFW Mag!" terá tiragem
trimestral, e o segundo número
já está com tema definido: vai
mostrar como as influências
africanas aparecem no cotidiano da Bahia, de Pernambuco e
do Rio de Janeiro.
Desfile no Copa
A temporada de verão do
SPFW vai apresentar 50 desfiles em sete dias. Uma nova grife
estréia no evento -a do grupo
carioca O Estúdio, especializado em design e moda, que vai
transformar seu desfile em um
espetáculo multimídia.
Foram convidados dois estilistas portugueses para a maratona no Ibirapuera -Miguel
Vieira e Anabela Baldaque, que
mostrarão suas coleções fora
do calendário oficial. Duas grifes deixaram a SPFW: a Sommer, que passou para o Fashion
Rio, e a Rosa Chá, que resolveu
desfilar apenas em Nova York.
A Luminosidade, empresa
que produz a SPFW, também
está organizando o Rio Moda
Alto Verão, no qual serão lançadas coleções de 26 grifes, em
novembro. Borges ainda não
bateu o martelo, mas o evento
deve acontecer dentro de uma
ala do hotel Copacabana Palace
que acaba de ser reformada.
Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta Próximo Texto: Bussunda, 43, morre na Alemanha Índice
|