São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os vikinks do assobio

Peter Bjorn and John, roqueiros suecos do hit "Young Folks", falam sobre a vinda ao Brasil para festivais em SP e Recife

Divulgação
A banda Peter Bjorn and John, que prepara o 4º álbum

LÚCIO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ESTOCOLMO

Pode preparar o "biquinho" para o assobio. A banda sueca Peter Bjorn and John, autora do hit independente "Young Folks", vem ao Brasil em setembro para estrelar a quarta edição do festival Invasão Sueca, em Recife e São Paulo.
O trio, formado por (atenção!) Peter, Bjorn e John, desembarca no país pela primeira vez acompanhado pelos conterrâneos grupos Shout Out Louds e Club 8, outros destaques da música independente sueca, talvez a cena roqueira mais atuante ultimamente fora do circuito EUA-Reino Unido.
O Invasão Sueca acontece em Recife, como parte do No Ar Coquetel Molotov, marcado para os dias 19 e 20 de setembro. Na semana seguinte, a armada musical viking chega a SP para um festival que ainda não tem local confirmado.
"Vamos ver como é tocar na terra dos nossos amigos do Cansei de Ser Sexy", afirmou Peter Morén, em um estúdio em Estocolmo, onde a banda recebeu a reportagem durante uma pausa das gravações de seu quarto álbum, com lançamento previsto para o início de 2009.
"Vamos para tocar muitas coisas além de "Young Folks'", acrescentou Bjorn Yttling, brincando, mas desconfortável com o atrelamento da banda a seu maior sucesso.
Conhecida como "a música do assobio", a canção foi hino do verão europeu em 2006, do americano em 2007 e até hoje é massacrada em festas de rock no Brasil. "Young Folks" estourou em blogs, apareceu em trilhas de seriados, videogames, liderou parada no iTunes, foi vista, em vídeo, por mais de 7 milhões de pessoas e ganhou covers de artistas ingleses, japoneses, alemães. Até o rapper americano Kanye West usou sampler do über-assobiado sucesso.
A música está no aclamado álbum "Writer's Block", de 2006, e conta com a participação feminina de Victoria Bergsman, da banda The Concretes, outro grupo sueco de longo alcance independente.
A origem do famoso assobio está nos... Melhor o próprio guitarrista Morén explicar: "O assobio vem daquela musiquinha famosa dos filmes de kung fu", contou o Peter do Peter Bjorn & John, para logo depois o trio cair na gargalhada. O "enigma" pop continua.
Algumas das músicas novas do PB&J vão estrear ao vivo nos dois shows brasileiros, segundo a banda. O trio promete para 2009 um quarto álbum algo similar ao anterior, mas com "mais sintetizadores, mais maracas, mais canções assobiáveis e muito mais toques africanos".
Em setembro, o PB&J deve lançar na Europa um álbum instrumental no estilo, segundo a banda, "seaside rock". Os vikings estão vindo. Pelo céu e pelo mar.


O jornalista LÚCIO RIBEIRO viajou a Estocolmo a convite do Instituto Sueco


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Selos suecos procuram saídas fora da indústria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.