São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinhos tintos, doces e licorosos marcam estreia

Coleção Folha O Mundo do Vinho será lançada nas bancas no domingo
O jornalista Eduardo Viotti assina os 16 volumes da série, que aborda os principais temas sobre a bebida

DE SÃO PAULO

A Folha lança no dia 20 os dois primeiros volumes da Coleção Folha O Mundo do Vinho. Num total de 16 títulos, publicados a cada domingo, a série trata dos principais temas do universo de Baco, com textos do jornalista Eduardo Viotti.
O primeiro livro dedica-se aos vinhos tintos e o segundo, aos vinhos doces e licorosos. Na obra de estreia, serão apresentadas as principais regiões produtoras do planeta e as uvas emblemáticas de cada país, assim como o processo de elaboração de um tinto e as características que lhe imprimem qualidade.
O destaque é a abordagem do conceito de "terroir", termo francês sem tradução em outras línguas e que é fundamental na compreensão dos grandes vinhos.
Entre todos os estilos, o tinto é também a bebida mais saudável. "O vinho vermelho sintetiza substâncias que atuam positivamente no sistema cardiovascular e combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento", ensina o autor.
O segundo volume trata de vinhos doces e licorosos. Obtidos de uvas com elevada concentração de açúcar ou por adição de um destilado (quando recebem o nome de fortificados), são geralmente indicados para acompanhar sobremesas. Alguns também são ideais para acompanhar queijos salgados.
A obra explica as principais diferenças na elaboração dos diversos estilos (Porto, Madeira, Jerez ou Sauternes), além de detalhar as regiões que os produzem e as castas de que são feitos. Em cada número, um exercício passo a passo mostra como degustar as bebidas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tradicional sala no bairro de Pinheiros vira Cine Sabesp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.