São Paulo, quinta, 18 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
Campos celebra Gershwin

BRUNO GARCEZ
da Reportagem Local

O 29º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que terá início no próximo dia 4 de julho, homenageará o centenário do nascimento do compositor norte-americano George Gershwin.
A abertura oficial do festival se dará com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado, que não participou da edição anterior do evento e interpretará duas obras de Gershwin: "Um Americano em Paris" e "Rapsody in Blue".
Gershwin também estará presente na apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no dia 5, quando serão interpretados trechos da ópera "Porgy and Bess".
Entre os destaques da música erudita estão a soprano norte-americana Kathleen Tattle, que se apresenta no dia 24, e o violinista russo Boris Belkin, que toca no dia 7, com a Sinfônica Paulista de Tatuí.
Haverá também, no dia 19, apresentação da Amazonas Filarmônica, regida por Júlio Medaglia, com a participação do pianista Arnaldo Cohen.
Além da música erudita, haverá apresentações de jazz, com destaque para a exibição do trompetista norte-americano Dennis Noday, no dia 10. O trompetista dará também aulas em um dos cursos e oficinas que acontecem paralelamente ao festival.
Diferentemente da edição do ano anterior do evento, que trouxe nomes consagrados como Gal Costa e João Bosco, os representantes da música popular no atual festival são dois artistas de popularidade restrita: Antônio Nóbrega e Arrigo Barnabé.
O pernambucano Nóbrega tocará no dia 9 com os integrantes do Projeto Guri, composto por instrumentistas que são internos da Febem.
Barnabé se apresenta no dia 10, juntamente com a orquestra Jazz Sinfônica.
As apresentações citadas acontecem no auditório Cláudio Santoro, que fica na av. Doutor Arrobas Martins, 1.880 (tel. 012/262-2334) e tem 980 lugares. Os ingressos custam R$ 5 (para apresentações que acontecem de domingo a quinta) e R$ 10 (sextas e sábados).
Além das apresentações no auditório Cláudio Santoro, haverá também exibições aos domingos na igreja de São Benedito (pça. de Capivari, s/nº), apresentações populares com artistas a confirmar no palco externo montado em frente ao auditório e espetáculos nas praças principais dos bairros de Capivari e Abernéssia.
Ao todo, 320 bolsistas foram selecionados para as aulas de música que serão ministradas durante o evento. O encerramento do festival se dará com a apresentação de uma orquestra formada pelos alunos.
São aguardados pela prefeitura local, a partir do próximo mês, cerca 1,2 milhão de visitantes, que devem enfrentar um dos invernos mais rigorosos dos últimos 20 anos de Campos do Jordão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.