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TECNOLOGIA
Bipix exibe produções nacionais na Internet, como o curta de animação "Kama Sutra" e o longa "Mater Dei"
Site financia filmes em formato digital
MARIA BRANT
DA REDAÇÃO
A Atom Films acaba de ganhar
um irmão brasileiro. Está no ar
desde domingo o Bipix.com
(www.bipix.com), site de cinema
digital que, diferentemente da
maioria de seus correlatos estrangeiros, não apenas exibirá filmes
em vídeo digital, mas também
bancará a produção de curtas-metragens nesse formato.
O site, criado em parceria com a
Globo.com, segue a onda mundial de utilização da Internet como veículo de distribuição de filmes. A tendência consolidou-se
neste ano no festival de Cannes,
quando foi inaugurada uma mostra de curtas exibidos por sites como a Atom Films e o Dfilms.
Já está disponível no site Bipix o
primeiro episódio de "Kama Sutra", produzido pela Trattoria di
Frames, uma versão em animação com massinha da obra clássica da literatura indiana. Internautas também terão acesso a todas
as etapas de produção do longa
"Mater Dei", em fase de finalização, escrito por Diogo Mainardi,
dirigido por seu irmão Vinicius e
produzido pela Bipix.
Mas as ambições da produtora
não param aí: a Bipix quer ajudar
a criar uma indústria cinematográfica brasileira "profissional".
Assim, a área destinada à exibição de filmes prontos, Moviepix,
divide espaço no site com seções
dedicadas às várias etapas da produção cinematográfica.
Uma delas, a "Roteiro On Line",
promove a elaboração de roteiros
conjuntos: a Bipix publica as duas
primeiras páginas e os internautas são convidados a criar a continuação. Uma vez por semana, a
melhor é escolhida e incorporada
ao roteiro. A idéia da Bipix é ter
em mãos, em 40 semanas, um roteiro de longa a ser produzido em
vídeo digital e exibido no site.
Outra área, a "Filme Conosco",
recebe projetos de curtas. Os melhores serão selecionados e bancados pela Bipix, que também fornecerá os equipamentos necessários para a filmagem e assessoria
técnica aos autores do projeto, em
troca de metade da renda gerada
com publicidade.
O site também conta com uma
área destinada à produção e exibição de animações em formato digital, a "Animapix", e uma seção
de casting on line. Todo o processo de produção dos filmes da Bipix também estará disponível na
rede, incluindo making ofs temáticos e acompanhamento das filmagens em tempo real.
Entre os projetos futuros da Bipix está uma escola virtual de cinema digital, a "Digischool", em
que profissionais das diversas
áreas do cinema darão dicas de
como escrever, filmar e atuar em
produções de vídeo digital.
Segundo o diretor-executivo da
produtora, Paulo Eduardo Ribeiro, a concepção do site surgiu no
fim do ano passado, junto com a
idéia de "Mater Dei".
"O cinema brasileiro é quixotesco: seus custos são muito baixos
em relação ao padrão internacional, mas seu retorno também é
muito baixo. Isso impossibilita
que se crie uma indústria cinematográfica," diz Ribeiro.
Vinicius Mainardi, diretor de
"Mater Dei" e sócio de Ribeiro na
Bipix, acredita que um dos principais problemas do cinema no
Brasil é a distribuição. "Todo o
enfoque da produção cinematográfica brasileira está errado.
Com o site, queremos agilizar o
setor." Para o diretor, "deve acontecer com o cinema o mesmo que
ocorreu com a moda brasileira".
"Queremos produzir bem e
criar um hype, não de uma forma
experimental, mas de vanguarda,
obrigando a indústria a se profissionalizar."
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