São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 2000


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TECNOLOGIA
Bipix exibe produções nacionais na Internet, como o curta de animação "Kama Sutra" e o longa "Mater Dei"
Site financia filmes em formato digital

MARIA BRANT
DA REDAÇÃO

A Atom Films acaba de ganhar um irmão brasileiro. Está no ar desde domingo o Bipix.com (www.bipix.com), site de cinema digital que, diferentemente da maioria de seus correlatos estrangeiros, não apenas exibirá filmes em vídeo digital, mas também bancará a produção de curtas-metragens nesse formato.
O site, criado em parceria com a Globo.com, segue a onda mundial de utilização da Internet como veículo de distribuição de filmes. A tendência consolidou-se neste ano no festival de Cannes, quando foi inaugurada uma mostra de curtas exibidos por sites como a Atom Films e o Dfilms.
Já está disponível no site Bipix o primeiro episódio de "Kama Sutra", produzido pela Trattoria di Frames, uma versão em animação com massinha da obra clássica da literatura indiana. Internautas também terão acesso a todas as etapas de produção do longa "Mater Dei", em fase de finalização, escrito por Diogo Mainardi, dirigido por seu irmão Vinicius e produzido pela Bipix.
Mas as ambições da produtora não param aí: a Bipix quer ajudar a criar uma indústria cinematográfica brasileira "profissional".
Assim, a área destinada à exibição de filmes prontos, Moviepix, divide espaço no site com seções dedicadas às várias etapas da produção cinematográfica.
Uma delas, a "Roteiro On Line", promove a elaboração de roteiros conjuntos: a Bipix publica as duas primeiras páginas e os internautas são convidados a criar a continuação. Uma vez por semana, a melhor é escolhida e incorporada ao roteiro. A idéia da Bipix é ter em mãos, em 40 semanas, um roteiro de longa a ser produzido em vídeo digital e exibido no site.
Outra área, a "Filme Conosco", recebe projetos de curtas. Os melhores serão selecionados e bancados pela Bipix, que também fornecerá os equipamentos necessários para a filmagem e assessoria técnica aos autores do projeto, em troca de metade da renda gerada com publicidade.
O site também conta com uma área destinada à produção e exibição de animações em formato digital, a "Animapix", e uma seção de casting on line. Todo o processo de produção dos filmes da Bipix também estará disponível na rede, incluindo making ofs temáticos e acompanhamento das filmagens em tempo real.
Entre os projetos futuros da Bipix está uma escola virtual de cinema digital, a "Digischool", em que profissionais das diversas áreas do cinema darão dicas de como escrever, filmar e atuar em produções de vídeo digital.
Segundo o diretor-executivo da produtora, Paulo Eduardo Ribeiro, a concepção do site surgiu no fim do ano passado, junto com a idéia de "Mater Dei".
"O cinema brasileiro é quixotesco: seus custos são muito baixos em relação ao padrão internacional, mas seu retorno também é muito baixo. Isso impossibilita que se crie uma indústria cinematográfica," diz Ribeiro.
Vinicius Mainardi, diretor de "Mater Dei" e sócio de Ribeiro na Bipix, acredita que um dos principais problemas do cinema no Brasil é a distribuição. "Todo o enfoque da produção cinematográfica brasileira está errado. Com o site, queremos agilizar o setor." Para o diretor, "deve acontecer com o cinema o mesmo que ocorreu com a moda brasileira".
"Queremos produzir bem e criar um hype, não de uma forma experimental, mas de vanguarda, obrigando a indústria a se profissionalizar."


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