UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

MTV dobra audiência na classe C e sobe 70% na AB

João Miguel Jr./TV Globo
FALE AGORA Enquanto o governo não decide se reclassifica ‘Kubanacan’, a muvuca continua na novela: em seu casamento, Enrico (Vladimir Brichta) se depara com três prostitutas; vai ao ar amanhã

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A MTV registrou um cresci­ mento de 100% de audiência da classe C e de 70% da AB durante o primeiro semestre de 2003. A emissora conta hoje com 7,9 mi­ lhões de espectadores, conside­ rando uma fatia segmentada do Ibope (A,B e C, de 15 a 29 anos).
A MTV atribui a alavancada da classe C a dois fatores. O primeiro é a linha de programação, consi­ derada mais acessível a esse públi­ co. Dentre os programas com esse potencial, a emissora inclui "Rock e Gol", "Jackass" e "Hermes e Re­ nato". Outro ponto é que a classe C tinha uma margem maior de conquista para a emissora do que a AB, já mais ligada a ela.
Em 1999, a MTV lançou uma programação popular, abrindo- se até à febre pagodeira, a fim de conquistar jovens da classe C. De­ pois do estardalhaço da mudança, foi voltando progressivamente seu foco a um público mais "qua­ lificado", para os anunciantes.
Por isso, a direção prefere res­ saltar que o atual crescimento na classe C foi paralelo à subida da AB. "Não perdemos um público para ganhar outro", diz André Mantovani, diretor-geral.
No primeiro semestre, a MTV registrou crescimento de 18% nas receitas publicitárias, em relação ao mesmo período em 2002. E diz já ter conseguido 85% do fatura­ mento que previa para o ano.

OUTRO CANAL

'Paitrocínio'
O SBT lançou no mercado publicitário um plano comercial para o Dia dos Pais. A emissora irá exibir de 1º a 10 de agosto, cinco vezes por dia, um filme comemorativo de 30 segundos. A cota de São Paulo _para o anunciante que quiser assinar a campanha junto com o SBT_ custa R$ 113.167,50.

Socialite
O SBT liberou Carlos Massa, o Ratinho, para dar entrevista a Amaury Jr., da Rede TV!. O apresentador estará hoje na JPO, produtora independente onde o programa é gravado.

Surto 1
Datena, do "Brasil Urgente!" (Band), diz não temer a troca do concorrente Milton Neves por Wagner Montes, no "Cidade Alerta" (Record). "Não estou preocupado." Anteontem, ele pediu desculpas à sua equipe no ar pela bronca que havia dado aos profissionais na quarta, quando perdia no Ibope para a Record. Motivo da calma: conseguiu empatar com Neves em 5.5 de média.

Surto 2
O apresentador do "Brasil Urgente!" afirma que os ataques que costuma ter no ar não são marketing, para atrair audiência. "É tudo muito estressante, uma concorrência acirrada", diz Datena. E afirma que um dia pretende deixar esse tipo de atração. Ou mudar completamente o programa que apresenta.

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: Mãos a obra! Masturbação evita câncer de próstata!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.