UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pingarilho estréia solo após 40 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Resgatado agora por Macalé, o samba em bossa "Samba da Pergunta" é conhecido como criação de João Gilberto, mas guarda mais história por trás. Um de seus autores, Pingarilho, mantém atividade musical bissexta e só há poucos meses lançou, de forma independente, seu CD de estréia.
Embora produzido com recursos próprios pelo também arquiteto de 63 anos, "Histórias e Sonhos" conta com participações luxuosas. Aparecem nele o arranjador multinacional Eumir Deodato, o músico (e primo de Pingarilho) Marcos Valle, o baixista Bebeto (do Tamba Trio), o percussionista Dom Um Romão, entre outros vários pilares da bossa.
Pingarilho justifica seu quase anonimato. "Entrei na bossa de corpo e alma, mas só fui fazer parte do segundo ou terceiro escalão. Como músico, nunca fui um profissional de tempo integral", diz.
A gravação de João foi um marco para ele, embora até hoje não conheça pessoalmente o papa da bossa. "Foi uma festa, eu e [o parceiro] Marcos Vasconcellos brincávamos que depois daquilo não precisávamos fazer mais nada."
Fica sabendo pela reportagem da Folha da gravação de Macalé. "Que bacana. Não o conheço pessoalmente, mas fico feliz por essa música possuir gravações tão diferentes, de João Gilberto, Elis Regina, Tim Maia, Jards Macalé."
Confirma assim certa distância do meio musical: "Há um grupo de músicos com quem me dou, mas a partir de certa época me escondi. A música brasileira tem caminhos difíceis, apelativos".
No disco de estréia, sob produção do pesquisador Arnaldo DeSouteiro, incluiu releituras e composições recentes suas, já sem o parceiro Marcos Vasconcellos, que morreu em 89.
Diz se aproveitar da revalorização que diversos subgêneros da bossa vêm tendo nos últimos anos, mas sem desperdiçar sofisticação e recursos típicos de agora. "Quis fazer música com um sotaque atual. Não utilizei bateria, quis usar só percussão, que a bossa quase nunca usa", explica, querendo demarcar diferenças.
"Procurei dar uma cara própria, um sabor pelo menos atual, retratando de um modo bem modesto minhas vivências", finaliza, já planejando, no entanto, a edição internacional do CD. (PAS)


HISTÓRIAS E SONHOS. CD de Pingarilho. Como adquirir: e-mail pingacarlos@hotmail.com.


Texto Anterior: Crítica: Cantor chora a canção esfarelada
Próximo Texto: Mônica Bergamo - Teatro: A fogueira de Juca de Oliveira
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.